Menu
SADER_FULL
segunda, 20 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Marisa propõe uma espécie de Prêmio Nobel para o Brasil

26 Nov 2009 - 17h23Por MS Notícias

A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) apresentou o PLS 527/2009 que institui o “Prêmio Brasil de Incentivo à Pesquisa e à Aplicação de Conhecimentos e de Tecnologia para o Desenvolvimento Humano”.

Serão premiados trabalhos realizados no território nacional ou nos países fronteiriços. “Estou propondo a instituição de um verdadeiro Prêmio Nobel brasileiro. Na verdade, o montante que será distribuído anualmente pelo Prêmio Brasil é quase quatro vezes a soma de todos os seis prêmios Nobel concedidos a cada ano”, afirmou a tucana.

O Prêmio Brasil será pago com recursos de previstos no orçamento, no valor de R$ 62 milhões de reais, reajustável anualmente para evitar desvalorização. Este valor equivale a um centésimo por cento (0,01%) dos orçamentos dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário Federais e do Ministério Público da União, excluídos os valores referentes às transferências constitucionais e ao refinanciamento da dívida pública federal, entre outros.

A premiação ocorrerá no dia 10 de novembro de cada ano, Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Para Marisa, a iniciativa vai incentivar pesquisas e outras atividades que contribuam para o desenvolvimento humano. “Precisamos reconhecer e recompensar, mediante a entrega de prêmios, os esforços empreendidos por pesquisadores, empresas, instituições, entidades, organismos, governos e até mesmo por pessoas ou grupos de pessoas que, por iniciativa própria, desenvolvam pesquisas ou atividades que resultem em benefícios para a população”, afirma a autora da proposta.

Ela ainda ressalta que um dos aspectos importantes do Prêmio Brasil é que ele não se destina a recompensar apenas o esforço de pesquisadores de áreas que cuidam prioritariamente de tecnologia. “Proponho que pesquisas e atividades das áreas de educação, saúde, assistência social, segurança pública, justiça, agropecuária, cultura e esportes, entre outras, possam ser agraciadas”.

Deixe seu Comentário

Leia Também

LUTO NA TV
Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos, vítima de câncer
EM DECLINIO
Covid-19: Brasil registra 21,2 milhões de casos e 590,7 mil mortes
TSUNAMI NO BRASIL?
Brasil pode ser atingido por tsunami; entenda
SERPENTE
Rapaz de 18 anos é atacado por jararaca durante pescaria
TRIBUNAL DO CRIME
Traficantes enterram mulher viva para vingar denúncia
TEMPESTADE
Temporal derruba árvore sobre carros e deixa bairros no escuro
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas
COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche
CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões