Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Marçal se reúne com produtores do assentamento Itamarati

17 Mar 2010 - 10h24Por Dourados Agora

Dando sequência aos contatos que vem mantendo todos os finais de semana com a população de Dourados e dos municípios da região para extrair suas prioridades e necessidades, o deputado federal Marçal Filho (PMDB/MS) esteve neste final de semana no Assentamento Itamarati, localizado no município de Ponta Porã. O assentamento ocupa uma ex-propriedade do Grupo Itamarati, do empresário Olacir de Moraes - que na década de 70 foi considerado o “rei da soja”. A área do assentamento, que totaliza 74 mil hectares e abriga mais de 10 mil famílias assentadas, foi assumida pelo Governo Federal em 2002, quando o empreendimento do grupo fracassou e a fazenda foi adquirida pelo Banco Itaú, como garantia hipotecária.

         O assentamento, que foi projetado para ser um dos ícones da reforma agrária no Brasil, não chegou a fracassar, mas está muito longe do que foi idealizado. Foi o que expressou ao deputado o presidente da Associação dos Moradores e Funcionários da Fazenda Itamarati (AMFI), João Pedro Soares de Sousa. Ele solicitou a intervenção de Marçal Filho junto aos órgãos responsáveis (principalmente o INCRA) para a execução de obras e serviços, como a melhoria das estradas, melhoria na segurança dos assentados e aquisição de ambulância. Apesar dessas dificuldades estruturais, segundo o representante dos produtores os índices de produção, que abrangem leite, gado e soja, vem crescendo, dependendo apenas de maior apoio oficial para que o assentamento se consolide não apenas como agricultura de subsistência como também de geração de renda para os assentados.Uma das dificuldades é a distancia  de  municípios pólos, como Dourados (60 kms) e Ponta Porã (100 kms), o que dificulta uma maior presença dos poderes públicos.

         Durante a reunião com os produtores Marçal Filho destacou a contribuição da agricultura familiar, base dos assentamentos, para a produção de alimentos no Brasil, principalmente dos que compõem a cesta básica. “Em alguns produtos básicos da dieta do brasileiro como o feijão, arroz, milho, hortaliças, mandioca e pequenos animais a agricultura familiar chega a ser responsável por 60% da produção”, ponderou o deputado, afirmando que isso por si só merece uma atenção especial dos governos, sobretudo no que se refere ao crédito, assistência técnica e infra-estrutura para escoamento da produção. Ele admitiu que embora haja um esforço importante do Governo Federal com programas como o Pronaf, programas estaduais de assistência técnica e associativismo há um imenso desafio a vencer.Como medida concreta para auxiliar os produtores  do assentamento Marçal Já agendou uma reunião com o superintendente do INCRA, Waldir Cipriano Nascimento, ao qual vai solicitar o atendimento das reivindicações feitas pelos assentados.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos