Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 25 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Marçal lamenta manobra que adiou reajuste dos aposentados

6 Nov 2009 - 13h12Por MS Notícias

O deputado federal Marçal Filho (PMDB/MS) classificou como “lamentáveis” as manobras que impediram a votação ontem, pelo plenário, do Projeto 1/07, que vincula o reajuste das aposentadorias ao reajuste do salário mínimo. O adiamento deve-se ao pedido do relator da Medida Provisória que trata do setor elétrico. O deputado João Carlos Bacelar (PR-BA) pediu prazo de uma sessão para apresentar seu parecer às cinco emendas do Senado para a MP 466/09. Como ela tranca a pauta, nenhuma outra medida poderá ser votada antes dela.


“É um desrespeito aos aposentados, que há anos esperam pela medida e achavam que finalmente iria acabar esse empurra-empurra”, criticou o deputado sulmatogrossense, que integra a Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados. Ele ponderou que embora o pedido do relator da MP do setor elétrico seja regimental ele foi “inoportuno”. A indignação de Marçal Filho foi compartilhada pelos aposentados que lotavam as galerias. Eles cantaram o Hino Nacional e entoaram o coro “vota, vota” e “seu deputado, preste atenção, ano que vem tem eleição”. Marçal é relator de outro Projeto de Lei (PL 4434/08) que beneficia os aposentados: o que estabelece a recuperação dos benefícios com base no número de salários mínimos que os aposentados do país recebiam no momento da concessão de suas aposentadorias.


Marçal Filho questionou o argumento do líder do PT na Câmara, Cândido Vaccarezza (SP), para o qual a fórmula de reajustes pelo mínimo contida no PL vai prejudicar a política de reajustes patrocinada pelo governo e vai aumentar o déficit da Previdência. “Esse argumento é recorrente e não se ampara nos números, que apontam sucessivos superávits”, observou o deputado. Embora ainda não há definição de quando a proposta voltará a entrar na pauta de votação da Câmara, Marçal Filho disse que vai empenhar-se e, juntamente com dirigentes da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap), lutar para colocar o PL 01/07 como primeiro item da pauta após a votação da MP 466. Ele espera que o projeto já esteja na pauta de votação da próxima terça-feira.


Relatório
Marçal afirmou que pretende concluir o relatório do PL 4434, que recompõe os valores dos benefícios, com “celeridade”. O PL já foi aprovado na comissão de Finanças e Tributação. Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na qual Marçal é relator, tramita em caráter conclusivo e, após a aprovação do relatório, estará pronto para ser levado a plenário. “A vida dos aposentados e de quem está em vias de se aposentar depende desse projeto”, observou o deputado. Com a regra prevista no Projeto e que tem a concordância de Marçal, o trabalhador que em 2000 se aposentou tendo como base 5 salários mínimos, no ano em que a lei for sancionada este segurado deverá ter o seu benefício atualizado para o valor de 5 salários mínimos, baseando-se no valor do mínimo desse ano. A proposta estabelece uma regra de transição de cinco anos até que a proporção entre benefício e valor mínimo seja totalmente recuperada. O índice, que será individual, passará a ser usado para cálculo dos reajustes por toda a vida do beneficiário.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho