Menu
SADER_FULL
quarta, 19 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Marçal é indicado relator de Projeto dos aposentados

3 Nov 2009 - 16h25Por Dourados News

O deputado federal Marçal Filho (PMDB/MS), que assumiu em julho deste ano o mandato, venceu uma “guerra de braço” com outros parlamentares que estão a mais tempo na Câmara Federal e foi indicado relator, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, da qual é membro titular, do Projeto de Lei 4434/08. O PL 4434/08 é, ao lado do projeto que extingue o Fator Previdenciário, o mais importante a ser votado neste semestre, pois traz em seu texto a recuperação dos benefícios com base no número de salários mínimos que os aposentados do país recebiam no momento da concessão de suas aposentadorias.


Segundo Marçal Filho, que integra a Frente Parlamentar em Defesa dos Aposentados, a medida deve corrigir uma injustiça que vem sendo perpetrada contra os mais de 8 milhões de aposentados e que preocupa também quem está em vias de se aposentar, que é a corrosão do poder aquisitivo dos benefícios. Com a nova regra, o trabalhador que em 2000 se aposentou tendo como base 5 salários mínimos, no ano em que a lei for sancionada este segurado deverá ter o seu benefício atualizado para o valor de 5 salários mínimos, baseando-se no valor do mínimo desse ano. A proposta estabelece uma regra de transição de cinco anos até que a proporção entre benefício e valor mínimo seja totalmente recuperada. O índice, que será individual, passará a ser usado para cálculo dos reajustes por toda a vida do beneficiário. “Não é certo que as pessoas passem a maior parte de suas vidas contribuindo para o crescimento do país e, no momento de suas aposentadorias, tenham seus benefícios reduzidos por não terem reajustes compatíveis e por alguns alegarem que a Previdência não possui recursos”, reforçou o relator. O PL esteve entre os assuntos discutidos durante seminário realizado em outubro pelo deputado e que reuniu na capital aposentados de todo o estado.


Marçal afirmou que pretende concluir o relatório com “celeridade”. O PL 4434/08 já foi aprovado nas comissões de Seguridade Social e Família e de Finanças e Tributação. Na CCJ tramita em caráter conclusivo e, após a aprovação do relatório, estará pronto para ser levado a plenário. “A vida dos aposentados e de quem está em vias de se aposentar depende desse projeto”, observou o deputado.

Leia Também

BAIXA RENDA
Auxílio Gás: governo libera o pagamento no valor de R$ 52
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem um aumento e registra 351 mortes em 24 horas
OMICRON
Brasil dobra contágio nas 24h e registra 74,1 mil novos casos de covid-19 e 121 mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Carne e Sangue como nós
ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG