Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Maracaju será o centro da nova empresa ferroviária do Codesul

18 Nov 2009 - 14h50Por Notícias.MS

Maracaju será o ponto central da Ferrosul, uma empresa pública criada a partir da Ferroeste com o propósito de planejar, construir e operar ferrovias e sistemas logísticos no Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul – Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Os governadores André Puccinelli (MS), Roberto Requião (PR); Luiz Henrique da Silveira (SC) e Yeda Crusius (RS)  assinaram hoje (18), em reunião reservada, moção que cria um grupo de trabalho com objetivo de estruturar proposta de implantação da Ferrosul, no prazo de 30 dias.

“Maracaju será o ponte de união da Ferrosul, que vai passar pelos quatro estados. A ferrovia Maracaju até Cascavel (PR) será uma ligação de vital importância para o oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná, Rio Grande do Sul e Paraguai, irá interligar a maior fronteira agrícola do País”, explica o explica o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, lembrando que a Ferrovia Estrada de Ferro Paraná Oeste S/A pertence exclusivamente ao Estado do Paraná, com investimento na época de US$ 363 milhões.

Segundo o presidente da Ferroeste, os estados terão gestão compartilhada da Ferrosul. “Não estamos vendendo a Ferroeste, mas a gestão será compartilhada independentemente do aporte colocado por cada um dos demais estados do Codesul. O que queremos é construir uma governança conjunta, através de um acordo com os acionistas”, esclarece.

Para a governadora Yeda Crusius, a criação da Ferrosul irá passar por locais onde faltam pontes e estradas para o transporte da produção no Rio Grande do Sul. “A Ferrosul muda e muda para melhor a economia dos quatro estados do Codesul, que irão reduzir os custos do transporte”, explica.

A governadora destaca a união e harmonia dos estados para um fim comum, que contribuirá para o desenvolvimento dos estados. “Até  25 de novembro teremos um projeto de toda a estrutura e constituição da Ferrosul. Já enviaremos projeto para a Assembléia Legislativa”, conta.

A Ferrosul também ficará responsável pelo sistema logístico nos estados do Codesul, através de um planejamento para o desenvolvimento e integração da economia da região sul. Um exemplo disso, seria a integração das ferrovias com armazéns.

No início deste mês, as Assembleias Legislativas dos quatro estados do Codesul, que integram o Parlasul (Parlamento do Sul), decidiram apoiar a expansão dos ramais da Ferroeste e a criação da Ferrosul e firmaram a Carta de Intenções em Defesa da Ferrosul – Uma Ferrovia para Integrar o Sul do Brasil.

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis