Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Mapa registra agrotóxico genérico a base de Paraquat

7 Ago 2006 - 13h45

O Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), homologou na última sexta-feira, dia 4, o segundo agrotóxico genérico destinado ao uso direto na agricultura. Trata-se do herbicida a base de Paraquat, que trará vantagens para o agricultor na redução do custo de produção.

Além do Paraquat, o Mapa já homologou o fungicida genérico a base do ingrediente ativo Carbendazim. A expectativa do setor produtivo é de que a redução dos preços destes produtos seja da ordem de 20% a 30% em relação aos agrotóxicos comercializados no País.

“É importante ressaltar que os aspectos de segurança e qualidade foram rigorosamente avaliados antes da liberação pelo Ministério da Agricultura, mantendo o padrão de excelência dos produtos usados no Brasil”, garantiu o coordenador de Agrotóxicos do Mapa, Luis Eduardo Pacifici Rangel.

O Mapa vem trabalhando prioritariamente na avaliação de registros de agrotóxicos equivalentes, os chamados genéricos. Para avaliação dos princípios de equivalência, foi criado um grupo técnico interministerial, coordenado pelo CTA (Comitê Técnico de Assessoramento para Agrotóxicos). O comitê é formado por representantes do Mapa e dos ministérios da Saúde e do Meio Ambiente.

Segundo Luís Rangel, o CTA já identificou conformidade de equivalência de doze ingredientes ativos, dos quais seis já tiveram o certificado de registros homologados.

“Esta homologação permite a importação e a fabricação destes ingredientes ativos dos agrotóxicos genéricos. Mas para que sejam utilizados diretamente na agricultura, como Paraquat e o Carbendazim, ainda necessitam de uma avaliação específica”, explicou. O Mapa já encaminhou as análises agronômicas destes produtos e aguarda apenas os pareceres conclusivos do IBAMA e da ANVISA.

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA