Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Mapa quer rastrear importação e exportação de agrotóxicos

26 Jul 2006 - 11h03

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luis Carlos Guedes Pinto, propôs aos ministros que compõem o CAS (Conselho Agropecuário do Sul) a elaboração de uma legislação regional sobre rastreabilidade na importação e exportação de agrotóxicos.

A medida, que foi apresentada nesta terça-feira, dia 25, durante a VIII reunião de ministros de Agricultura do CAS, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, visa o controle desses produtos, desde a sua fabricação, comercialização, até o seu uso pelos agricultores, o que dará maior segurança aos consumidores. Com isso, haverá maior vigilância sobre os resíduos de agrotóxicos em vegetais, permitindo ainda uma ação maior para impedir o contrabando de produtos de baixa qualidade que muitas vezes podem nem ter registro no Brasil.

O COSAVE (Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul) ficou encarregado de elaborar a norma. O ministro Guedes Pinto sugeriu também que fossem feitos convites à Venezuela, Colômbia, Equador e Peru para integrar o CAS. O ingresso desses países, na opinião de Guedes, é essencial para acelerar o processo de integração política e econômica do continente.

Em documento apresentado aos ministros, o presidente da FARM (Federação das Associações Rurais do Mercosul), Fernando Mattos, disse que é preciso acelerar a cooperação entre os diversos países do bloco. Ele pediu que os integrantes do CAS passem a atuar em conjunto, como base para a atuação junto aos demais blocos econômicos.

Foi discutida também a importância de ser montado um programa regional na América do Sul de combate à febre aftosa, sobretudo nas regiões fronteiriças. Para comandar o programa, os empresários recomendam a criação de um organismo supranacional. O documento da FARM, embora ressalte que a situação sanitária nos países integrantes do CAS esteja momentaneamente controlada, chama a atenção para a existência de “um endemismo regional contínuo” que requer medidas bastante fortes que ainda não foram tomadas.

O documento também pede a eliminação das restrições “sanitárias e burocráticas” ao intercâmbio de material genético entre os vários países. Os ministros agradeceram a direção da FAO pela promessa de financiar projetos de cooperação com o CAS nas áreas de política agrícola e sanidade agropecuária.

O sub-diretor geral da FAO para a América Latina, José Grazziano, informou que a organização está realizando no Brasil, Argentina e Paraguai um estudo sobre os impactos da expansão do cultivo de soja na região.

 

 

 

Mídia Max

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis