Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 23 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Mapa fixará padrões de qualidade para diversos tipo de leite

24 Out 2006 - 09h05

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, publicou ontem, dia 23, no Diário Oficial da União, a portaria nº 289, assinada pelo secretário de Defesa Agropecuária, Gabriel Alves Maciel, que submete à consulta pública por um prazo de 30 dias o projeto de instrução normativa que visa aprovar o regulamento técnico de identidade e qualidade de leite aromatizado. O objetivo é estabelecer requisitos mínimos de qualidade que deverão atender o produto destinado ao consumidor.

 

Leite aromatizado é o produto lácteo, convenientemente homogeneizado, resultante da mistura preparada com leite, açúcar, aromatizantes (cacau, sucos ou essências de frutas) ou outras substâncias, submetido à pasteurização ou a esterelização nos próprios frascos.

 

O leite aromatizado pasteurizado é aquele submetido à temperatura de 61º a 65º por 30 minutos no caso de pasteurização lenta e 72º a 75º durante 15 a 20 segundos no caso de pasteurização de curta duração. Já o leite aromatizado esterelizado é aquele embalado, à vácuo direto ou indireto, esterelizado pelo calor úmido e imediatamente resfriado, respeitada a peculiaridade do produto.

 

O projeto de Instrução Normativa também qualifica e denomina as diversas qualidades de leite disponíveis no mercado, como o leite desidratado, parcialmente desidratado, leite em pó, leite reconstituído, leite longa vida (UHT - Ultra Alta Temperatura) e farinhas lácteas.

 

O Diário Oficial publicou ainda a portaria 288, que submete à consulta pública, também por 30 dias, o projeto de instrução normativa que aprova o regulamento técnico de identidade e qualidade de complemento lácteo. Trata-se de produto em pó resultante da mistura do leite e produtos ou substâncias alimentícias lácteas ou não lácteas, ou ambos, adicionados ou não de produtos ou substâncias alimentícias, lácteas permitidas pelo regulamento a ser aprovado.

 

O complemento lácteo, segundo o projeto de instrução normativa, deve estar apto para a alimentação humana mediante processo tecnologicamente adequado. Neste caso, a base láctea deve representar pelo menos 51% massa/massa (m/m) do total de ingredientes obrigatórios ou matéria-prima do produto.

 

As sugestões às duas consultas públicas deverão ser encaminhadas por escrito para o seguinte endereço: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento / Secretaria de Defesa Agropecuária / Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal/ Coordenação-Geral de Programas Especiais / Divisão de Normas Técnicas (MAPA/SDA/DIPOA/CGPE/DNT) – Esplanada dos Ministérios, Bloco “D”, Anexo “A”, 4º andar, Sala 414 – CEP: 70.043-900 – Brasília-DF. Fax: (0XX61) 3218.2672.

 

Leite em pó modificado – A portaria nº 287, também publicada nesta segunda-feira, submete à consulta pública, por 30 dias, o projeto de instrução normativa que aprova o regulamento técnico de identidade e qualidade de leite em pó modificado. As propostas também deverão ser encaminhadas ao MAPA/SDA/DIPOA/CGPE/DNT. O leite em pó modificado é o produto resultante da dessecação do leite fluído, previamente preparado, considerando-se com tal, além do acerto de teor de gordura, a acidificação por adição de fermentos láticos ou de ácido lático e o enriquecimento com açúcares, com sucos de frutas ou com outras substâncias permitidas que a dietética e a técnica indicarem.

 

 

 

TV Morena

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro