Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Mandiocultura é debatida em Ivinhema

9 Mai 2007 - 14h28
O prefeito Renato Câmara e o vice-prefeito Vando Correia estiveram reunidos em Ivinhema com os secretários municipais de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável do Vale do Ivinhema para debaterem o zoneamento agrícola da mandiocultura. Ivinhema, vale ressaltar, é o maior produtor de mandioca do Estado e o segundo do Brasil.
 
Estiveram presentes os secretários João Tavechio (Ivinhema), Samy Arfux de Figueiredo (Glória de Dourados), Expedito Ponciano da Silva (Deodápolis), Renato Justino Coser (Bataguassu), Luiz Antonio Milhorança (Angélica), Carlito Araújo Gomes (Jateí), Jezanias Rodrigues da Silva (Anaurilândia), Marcio Pereira Costa (Nova Andradina) e Elio Ângelo Coelho (Batayporã).
 
No encontro, ocorrido na Cooperativa do Vale do Ivinhema (Cooperavi), com a presença do presidente José Lúcio Neto, foi tirada uma Carta e que já foi enviada para a secretária de Estado da Produção e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias. Nesta Carta, os secretários definem uma melhor data para os produtores plantarem e pedem o apoio da secretária.
 
É que o Ministério da Agricultura publicou a Portaria de nº 131 de 11 de julho de 2006, em que aprova o zoneamento agrícola para a cultura da mandioca no Mato Grosso do Sul, ano safra 2006/07, e define o período de plantio de 1º de setembro até o dia 10 de novembro.


O período de plantio foi muito reduzido, contrariando as expectativas dos produtores e dos membros da Câmara Setorial da Mandioca. Com esta redução no período de plantio, impacta-se diretamente na contratação do crédito rural Pronaf com adesão ao Proagro.


A Câmara Setorial já havia reunido pesquisadores e produtores no dia 2 de abril de 2003 e definiu que a melhor época de plantio é de 1º de abril a 31 de outubro, conforme considerações que constam na Ata da 8ª reunião da entidade.


Na reunião em Ivinhema, os secretários municipais da área de produção agropecuária, produtores rurais, representante de cooperativa, técnicos da assistência e extensão rural e lideranças municipais discutiram sobre a questão da alteração no período oficial do zoneamento agrícola para a cultura da mandioca na região, e tiraram uma Carta.


Nesta Carta, os líderes rurais explicam das dificuldades criadas pela oficialização do zoneamento, ou seja, a mudança da época tradicional de plantio, que se estende há décadas, e os possíveis impactos na principal região produtora de mandioca do Estado, acarretando a descapitalização do produtor, a redução do uso de tecnologia, o desemprego, os reflexos negativos nas áreas social e econômica e a redução significativa da área cultivada, afetando diretamente toda a cadeia produtiva da cultura.

Eles pedem a secretaria Tereza Cristina o apoio a Câmara Setorial da Mandioca, que define a melhor época do plantio da cultura como sendo de 1º de abril a 31 de outubro. A reunião ainda contou com as presenças dos técnicos da Agraer, antigo Idaterra, Valdecir Sebastião e José Simeão do Nascimento.

 

 

Dourados News 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS