Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
GLÓRIA DE DOURADOS

Major destaca importância da Polícia Comunitária em Glória de Dourados

6 Mar 2010 - 08h57Por Demerval Nogueira / Fátima News

A 2ª Cia.de Polícia Militar de Glória de Dourados, presidida pelo comandante, major Thonny Audry Lima Zerlotti realizou mais uma Reunião da Polícia Comunitária do município e jurisdição, que aconteceu na sede da PM local, onde foram discutidos diversos assuntos, entre eles, a Violência Sexual; Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes; Bullyng nas Escolas, entre outros temas. Além do major Zerlotti, também fizeram parte da mesa, o vereador Eugênio Correa Malvas, promotor de Justiça, Dr. Daniel do Nascimento Brito, delegado de Polícia Civil, Dr. Adilson Stiguivitis de Lima, vice-prefeito Geraldo Denadai, Pe Sílvio Luiz Danielski, representando a Igreja Matriz Nossa Senhora da Glória e Marly Ardáia Fagundes, secretária municipal da Semec e do Conselho Municipal Antidroga (Comad).

 

 

Na abertura da reunião foi apresentado vídeo versando sobre o bullyng nas escolas. O major Zerlotti falou sobre o assunto e a importância do papel da polícia comunitária junto à comunidade gloriadouradense e jurisdição afirmando, “nosso objetivo é estar presente no seio da comunidade, para que ela sinta-se protegida, este é um dos nossos objetivos principais, juntamente com as demais autoridades municipais constituídas”.

 

 

A secretária do Comad, professora Marly Fagundes detalhou a importância da polícia comunitária junto ao Comad e também na prevenção à violência entre adolescentes. “Objetivamos, de forma conjunta, polícia comunitária e Comad, a integração para a formalização de um trabalho dentro das escolhas, porque, ano passado essa parceria foi excelente e, fora das escolas, diversas bocas de fumo foram fechadas”. Fagundes colocou também em pauta a proposta de montar equipes para visitar as escolas, orientando professores e alunos através de palestras, com pessoas com amplo conhecimento do assunto.

 

 

O promotor de Justiça, Dr. Daniel do Nascimento argumentou sobre o bullyng, “este problema trata-se mais de um problema psicológico e social do que de polícia e judiciário. A importância do professor em constatar o bullyng em alunos e entrar em contato com os pais e orientá-los no sentido de procurar apoio junto aos membros do Conselho Tutelar e de psicólogos”, disse o promotor justificando ainda, “o Ministério Público não quer se omitir, mas esta é a minha opinião e, esta é a forma mais adequada de tratar o bullyng”.

 

 

O delegado da Delpol, Dr. Adílson Stiguivitis lembrou que em 2009 foi realizada uma palestra no auditório do Defap abordando variados temas dessa natureza. O promotor de Justiça, Dr. Daniel declarou, “nas palestras, dentro ou fora das escolas faz-se necessário à presença de psicólogos, porque esses profissionais são fundamentais nessas reuniões”. O major Zerlotti colocou em discussão sobre as palestras nas escolas e também fora delas, sendo aprovado por aclamação por todos os presentes na reunião. Zerlotti solicitou da secretária da Semec e do Comad, no sentido de discutir e elaborar a agenda das reuniões nas escolas.

 

 

O Major Zerlotti propôs aos presentes sobre a possibilidade de viabilizar uma psicóloga em Dourados, especializada no assunto, para ministrar palestras nas escolas. “Nosso objetivo é realizar uma reunião no próximo dia 16, com o intuito de viabilizar a presença de um grande número de pessoas da coletividade gloriadouradense”, disse o major. O diretor da E.E. H. Bergo Duarte, professor Raul salienta, “é necessário que se busquem, principalmente o público alvo, caso dos professores, diretores e alunos, e que possa ser ministrado um curso de capacitação para os professores e demais servidores da esfera educacional”, dimensionou Raul.

 

 

A psicóloga do Creas local, Isloany Dias e a assistente social Érica falaram sobre a capacitação que foi feita no ano passado, sobre a Violência Doméstica em Crianças e Adolescentes e também destacaram a importância de um profissional de outra cidade para dar mais peso e embasamento ao curso de capacitação. Elas apresentaram sintetizadamente, projeto sobre Violência Sexual, Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes que deve orientar e auxiliar crianças e adolescentes a fazerem denúncia sobre violências que possam vir a sofrer.

 

 

Finalizando, o presidente da reunião, major Zerlotti agradeceu as presenças da pedagoga, psicóloga e primeira-dama do município, Mariângela Vieira Barbosa Athas e de José Aparecido Soares, comandante do 3º Pelotão PM de Jateí e demais participantes.          

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho