Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 17 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Mais três municípios do Estado contemplados com o Samu

22 Mar 2010 - 09h20Por Ministério da Saúde

Três municípios de Mato Grosso do Sul – Terenos, Sidrolândia e Ribas do Rio Pardo – serão beneficiadas com a implantação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) dentro da política nacional de atenção às urgências do Ministério da Saúde.

A entrega das ambulâncias será feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima quina-feira (25), na cidade de Tatuí, em São Paulo, conforme adiantou o prefeito de Terenos e presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Beto Pereira (PSDB).

Além de Beto Pereira, os prefeitos de Sidrolândia, Daltro Fiúza (PMDB), e de Ribas do Rio Pardo, Roberson Moureira (PPS), têm reunião marcada para às 9h com o secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame, antes a cerimônia de entrega das ambulâncias.

Durante o encontro, os técnicos do Ministério da Saúde vão passar as orientações gerais sobre a implantação do Samu, termos de doação e outros assuntos relacionados ao setor.

Os prefeitos dos municípios contemplados terão prazo de 10 dias, após a solenidade de entrega, para a retirada dos veículos.

Atualmente, a rede nacional Samu 192 conta com 147 Serviços de Atendimento Móvel de Urgência no Brasil presentes em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal. Ao todo 1.199 municípios são atendidos pelo Samu, num total de 104.566.844 milhões de pessoas.

Além dos municípios onde o Samu já funciona, o Ministério da Saúde, através da Política Nacional de Atenção às Urgências, implantará o serviço em todos os municípios brasileiros, respeitadas as competências das três esferas de gestão (governos federal, estaduais e municipais).

O governo federal entrará com uma contrapartida mensal a municípios e estados com projetos aprovados de Samu, bancando 50% do custeio mensal desses serviços.

No caso dos municípios de pequeno porte populacional ou que não possuam estrutura para implantar uma Central de Regulação Médica, estes poderão desenvolver projetos de regionalização em parceria com municípios que já possuam Samu instalados

Deixe seu Comentário

Leia Também

VOLTOU A SUBIR
Covid-19: ministério registra 34,4 mil casos e 643 mortes em 24 horas
COMOÇÃO E REVOLTA
Menina de 5 anos é morta com tiro na cabeça enquanto caminhava para comprar lanche
CEF de Fátima do Sul OPORTUNIDADE
Caixa abre concurso com salários de mais de R$ 3 mil; confira
QUASE 600 MIL MORTES
Covid-19: mortes sobem para 588,5 mil e casos, para 21,03 milhões
LIÇÕES DA BÍBLIA
Uma rua de mão dupla
LATROCINIO
Dupla invade casa, tranca mulher e crianças em quarto e mata homem degolado
SAQUE EMERGENCIAL
Caixa cria calendário para liberar nova rodada de dinheiro do FGTS
TRAGEDIA AÉREA
Acidente aéreo mata sócio da Raizen e outras seis pessoas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Um missionário irado e inquieto
LARVAS
Vídeos mostram peixes frescos recheados de vermes; veja