Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Mais presos do Rio de Janeiro chegam ao presídio de Campo Grande

23 Nov 2009 - 05h27Por G1
Chegou por volta das 13h20 (horário de Brasília) deste domingo (22) em Campo Grande o avião da Polícia Federal que partiu do Rio de Janeiro com sete presos.

A pedido da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro autorizou a transferência.

A aeronave deixou o Rio por volta das 11h20. Segundo a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap), todos serão levados para o presídio de segurança máxima de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

Segundo a Secretaria estadual de Segurança Pública, parte desses presos participou dos ataques no Morro dos Macacos, na Zona Norte, em outubro deste ano. Na ocasião, um helicóptero da Polícia Militar foi derrubado por traficantes.

No dia 24 de outubro, dez traficantes suspeitos de comandar a guerra de facções em favelas do Rio de Janeiro foram transferidos para a penitenciária federal de Campo Grande.

Quem são os presos

Entre os sete detentos transferidos neste domingo estão Wilton Carlos Rabello Quintanilha, o “Abelha”, e Marcos Marinho dos Santos, o "Chapolim".

De acordo com a polícia, “Chapolim” é acusado de integrar uma quadrilha comandada pelo traficante Fernandinho Beira-Mar. Além de envolvimento com drogas, os dois são acusados de tráfico internacional de armas.

Os outros presos que deverão ser transferidos são: Levi Batista da Penha, o "Baby"; Odir dos Santos, "Odir da Vila do João"; Marcelo Fonseca de Souza, "Marcelo Xará"; Bruno da Silva Loureiro, o "Coronel"; e Márcio Batista da Silva, o "Dinho porquinho".

Como é o presídio federal

Destinado a presos perigosos – a maioria traficantes, líderes de facções, assaltantes e assassinos, o presídio de Campo Grande tem vários aparatos de segurança.

Quando chegam, os presos deixam roupas e o que mais possuírem, têm o cabelo raspado, recebem kits de higiene -com desodorante, sabonete, escova de dente, papel higiênico, creme dental - e uniformes. Até chegarem às celas – todas individuais -, passam por 17 portões. São 208 celas "normais" e 12 celas do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

Nos primeiros 20 dias, os presos ficam na triagem, onde o isolamento é maior. Fazem todas as refeições nas celas e tomam os banhos de sol – de duas horas por dia, ali mesmo.

Para os presos que não estão mais na triagem, o banho de sol é feito em grupos de 13 presos, pelo mesmo período. As refeições, no entanto, continuam sendo feitas nas celas.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS