Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
MISSÃO DE PAZ

Mais militares brasileiros embarcam para o Haiti

29 Jan 2011 - 07h01

Na manhã de ontem 45 militares embarcaram para a Missão de Paz que o exército brasileiro cumpre no Haiti. São militares de diversos estados, inclusive Mato Grosso do Sul. Eles participaram de um treinamento de três meses em Aquidauana, no batalhão de engenharia. A tropa vai trabalhar na área de engenharia, cuidando da infraestrutura da frota e do próprio país. Também embarcaram hoje 51 militares da Marinha do Brasil, um grupo com 31 militares paraguaios e um militar boliviano.

Saindo de Campo Grande, após três horas e meia de viagem os militares devem chegar a Boa Vista, Roraima, e depois vão direto para Porto Príncipe, capital do Haiti, chegando lá três horas depois. A tropa vai utilizar para a viagem um avião da força aérea.

No dia 12 de fevereiro outra tropa com 66 militares, todos de Mato Grosso do Sul, deve seguir à Missão. Em agosto do ano passado foi uma tropa 810 militares, que começam a retornar em 14 de fevereiro. Até agora, 15 mil militares de todo o Brasil já embarcaram para a Missão, que dura seis meses.

Um dos militares que chega hoje em Porto Príncipe é o capitão Marcos Cézar Alves Ribeiro, 26 anos. Ele é formado na área de engenharia e vai trabalhar com a manutenção de equipamentos e viaturas. Há oito anos Marcos está na carreira militar, sendo que em seu primeiro ano já foi aprovado na academia de oficiais. Ele deixa no Brasil um filho de três anos, e diz ter consciência da escolha. “Estou preparado, tive um treinamento de seis meses. Tenho consciência que vou encontrar uma situação difícil”, disse ele.

O pai do capitão Marcos também é militar, há 28 anos. Roney Bento Alves Ribeiro mora em Aquidauana, onde é 1º tenente. Ele diz que está orgulhoso pelo filho “trilhar o próprio caminho”.

O cabo Acássio Porso, 23 anos, também se despediu da família nesta manhã. Pai, mãe, esposa e dois filhos estiveram hoje na base aérea para chorar as saudades que vão sentir durante os seis meses da Missão. A mãe do rapaz, Adair Porso, 42 anos, chorava muito. “É a primeira vez que meu filho viaja tão longe e fica tanto tempo”, justificou a mãe em lágrimas. A esposa de Acássio, Gislaine dos Santos Salim, 21 anos afirmou também chorando, que sabe que uma Missão como esta é o sonho dele. Ela afirmou que vai sentir saudades, mas que os dois vão conversar pela internet. Acássio acredita que vale a pena. “Vou para poder ajudar aquela nação, mas a saudade vai ser grande”.

Os militares que vão para o Haiti continuam recebendo o mesmo salário pago pelo Exército normalmente. Enquanto eles estão em Missão, a ONU (Organização das Nações Unidas), deposita de 900,00 a 4 mil dólares por mês para cada um dos militares, variando a quantidade de acordo com a patente. Voltando ao Brasil, o salário volta ao que era antes de eles partirem, não há nenhuma promoção por conta disso e eles recebem uma medalha.
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados