Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 14 de agosto de 2022
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Mais de 4 milhões participarão do Enem neste sábado e domingo

6 Nov 2010 - 07h30Por G1

Começam neste sábado (6) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Cerca de 4,6 milhões de pessoas fizeram a inscrição, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação e responsável pela realização do exame.

O Enem continua no domingo (7). Nos dois dias, as provas começam às 13h, no horário de Brasília, e os estudantes podem entrar nos prédios a partir das 12h. Os portões fecham às 12h55. O exame será aplicado no horário oficial de Brasília. Por isso, quem mora nos estados com fuso horário diferente e onde não há horário de verão deve ficar atento.

Os inscritos devem levar documento de identificação original e cartão de confirmação de inscrição, que foi enviado pelo Inep pelo correio.

Questões
Neste sábado, entre as 13h e as 17h30, os estudantes responderão questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo, a prova será realizada das 13h às 18h30, com perguntas sobre linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação, e matemática e suas tecnologias.

Neste ano, entra no exame pela primeira vez a prova de língua estrangeira. Os inscritos fizeram opção por inglês ou espanhol. No dia da prova, devem fazer apenas a prova escolhida e tomar cuidado para preencher o cartão de respostas.

Regras
Pelas regras deste ano, só é permitido fazer a prova com caneta esferográfica preta. É proibido entrar na sala de prova com relógio, lápis e borracha. Segundo o Inep, o objetivo é garantir a segurança do exame.

Outros itens que devem ficar fora das salas são borracha, apontador, lapiseira, grafite, livros, manuais, impressos, anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou similar, ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

As proibições foram criticadas pelos estudantes. O Ministério Público Federal do Espírito Santo chegou a entrar com ação contra essa medida, mas a Justiça manteve a decisão tomada pelo governo federal.

Gabarito
O gabarito oficial do Enem só será divulgado em 9 de novembro, dois dias após a aplicação da última prova do exame. Os resultados do exame serão divulgados até 15 de janeiro de 2011, de acordo com o instituto.

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista
NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença
AUXÍLIO BRASIL AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
BRASIL + POBRE
Estudo mostra alta da pobreza em regiões metropolitanas