Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Mais de 4 mil pessoas participam do evento com Lula na UFGD

25 Ago 2010 - 15h48Por Assessoria

A cerimônia de inauguração das novas instalações da Unidade II da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) nesta terça-feira (24) com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva contou com a participação de mais de 4 mil pessoas da comunidade em geral, alunos, professores técnicos e representas te entidades da sociedade civil organizada.

Entre as autoridades estavam os ministros de Relações Institucionais, Alexandre Padilha; das Cidades, Márcio Fortes; dos Transportes, Paulo Sergio Passos; e da Educação, Fernando Haddad; o reitor da UFGD, Damião Duque de Farias; o reitor da UEMS, Gilberto Arruda; o senador Valter Pereira; o prefeito e vice-prefeito de Dourados, Ari Artuzi e Carlos Assis Bernardes; o coordenador do Sindicato dos Servidores Técnicos-Administrativos da UFGD, Gilberto Dourado Braga; o coordenador da Associação de Docentes da UFGD, Amilton Luiz Novaes; o bispo Redovino Rizzardo; o coordenador do DCE (Diretório Central de Estudantes) da UFGD, Guilherme Ribeiro Martins dos Santos; e os pró-reitores da UFGD, Rita de Cassia Pacheco Limberti, Silvana de Abreu, Sidnei Azevedo de Souza e Cláudio Alves de Vasconcelos.

Para a estudante de Engenharia de Alimentos da UFGD, Ana Luisa Lages Belchior, que chegou cedo e estava sentada pertinho do palco, na terceira fileira, a vinda do presidente “é um sinal do reconhecimento e importância que ele dá para a Educação Superior e para a UFGD”.

A universidade foi criada em 29 de julho de 2005, como parte da política de expansão e interiorização das instituições de ensino superior federais. Essa interiorização democratiza o acesso dos estudantes que não moram nas capitais às universidades.

Ana Luisa está no segundo semestre do curso e destaca que veio de Três Lagoas para estudar Dourados por causa da estrutura e qualidade da UFGD, e por isso representa um fluxo de estudantes que vem de fora e colaboraram para movimentar a economia da cidade.

A servidora da UFGD, Vicência Deusdete Gomes dos Santos, também estava próxima ao palco e na hora de falar sobre a importância desse evento com o presidente, lembrou a valorização que os técnicos-administrativos receberam nos últimos anos, com plano de carreira que incentiva o estudo e a qualificação. “O servidor público voltou a ser valorizado e a ter esperança”, disse.

Além de criar a UFGD, o Governo Federal, por meio do Ministério da Educação, desenvolveu outro programa que beneficiou a instituição em Dourados: o REUNI – Plano de Apoio e Reestruturação e Expansão do Ensino Superior.

Foi por meio do REUNI que a UFGD implantou 16 novos cursos (sete em 2007 e nove em 2009), como o de Engenharia de Alimentos, da Ana Luisa, e o de Engenharia Agrícola, coordenado Guilherme Augusto Biscaro. O professor estava na solenidade hoje e contou que como participante da criação do curso percebeu o grande avanço pela qual a UFGD passou. “Vejo que tem muito o que comemorar, tanto em obras quanto em pessoas, com contratação de novos professores e técnicos”, afirmou.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido