Menu
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
terça, 7 de dezembro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Mais de 3 mil pescadores vão receber seguro-desemprego em MS

10 Dez 2009 - 16h45Por Notícias.MS

Mais de três mil pescadores de Mato Grosso do Sul que sobrevivem da pesca artesanal já se recadastraram para receber o benefício do seguro-desemprego durante o período de defeso. O benefício pago, um salário mínimo, e garantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

No Estado, 3.028 trabalhadores solicitaram o seguro através de caravanas realizadas pelo Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador e Fundação Estadual do Trabalho (Ciat/Funtrab) nas colônias do interior. O número parcial já é superior ao registrado em 2008, quando foram recadastrados 2.507 trabalhadores nas colônias. Os pescadores já estão recebendo o benefício e outros ainda devem receber até o Natal.

Todos os pescadores que foram recadastrados neste ano devem receber o dinheiro do seguro-desemprego. Aqueles que tiverem o pagamento bloqueado podem ter algum vínculo empregatício que impede o recebimento do benefício – como ter trabalhado registrado por até duas semanas durante o período de defeso ou mesmo ser aposentado.

Mesmo com fim da caravana da Funtrab nas colônias de pesca, os pescadores ainda não recadastrados têm até o dia 28 de fevereiro para solicitarem o formulário de requerimento do seguro-desemprego. Os trabalhadores podem procurar qualquer agência do Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat) do município mais próximo.

A Funtrab esclarece que não é necessário apresentar o atestado do pescador junto a colônia de pesca. O documento já não é mais exigido por uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho. Aqueles que tiverem dúvidas a respeito do seguro-desemprego ou documentação exigida podem entrar em contato com a Funtrab, através do telefone 0800 647 0013, com o número do PIS, para a verificação.

Leia Também

SONHO DA MATERNIDADE
Servidora Pública perde marido para a Covid, mas realiza sonho e dá à luz trigêmeos
LIÇÕES DA BIBLIA
O céu dos céus
covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança