Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Mais de 24 mil gestantes ainda não se vacinaram contra a gripe em MS

18 Mai 2011 - 10h41Por MS Record

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi prorrogada em Mato Grosso do Sul para os municípios que ainda não atingiram suas metas de cobertura vacinal. De acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, até hoje de manhã (17) foram vacinadas no Estado um total de 293.459 pessoas. A meta da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é imunizar 421.902 pessoas.
 
As gestantes continuam com cobertura vacinal baixa. A orientação da SES é que elas procurem os postos de saúde para vacinar. A cobertura até agora é de 39.02% - sendo 15.715 mulheres imunizadas de uma meta total de 40.276 gestantes. A “gripe suína”, causada pelo vírus influenza A/H1N1, já demonstrou provocar mais complicações e mortes entre as gestantes.

“As gestantes apresentam piores complicações com o vírus H1N1. Elas podem ter pneumonia e com isso precisam tomar antibióticos havendo também a possibilidade de ter um parto prematuro”, alerta o secretário adjunto da SES, Eugênio de Barros. 
 
O secretário adjunto ressaltou que as gestantes podem tomar a vacina tranquilamente porque não é um vírus vivo, mas é tecnicamente inativada. “Ela é segura e selecionada pelo Ministério da Saúde”, garantiu. Ele explica que a vacina leva pelo menos 20 dias para gerar anticorpos e proteger a pessoa da gripe. “Estas questões climáticas favorecem a circulação do vírus principalmente com a chegada do inverno”, alertou.
 
Balanço
 
Em Mato Grosso do Sul a cobertura vacinal totaliza 69.56%. Os dados mostram também que no grupo prioritário das crianças de seis meses a menores de 12 anos já foram distribuídas 42.334 doses da vacina contra a gripe, de uma meta de 61.841, perfazendo 68.46% de cobertura vacinal. Em relação ao grupo de trabalhadores de saúde já foram imunizados 27.081 de um total de 28.252 pessoas, o que corresponde à cobertura de 95.86%. No grupo prioritário dos indígenas, do total de 68.883 já foram imunizados 47.833 índios, perfazendo 69.44%. Em relação aos idosos, 160.496 pessoas já receberam a vacina de uma meta de 222.650, numa cobertura de 72.08%.
       
A SES informa que cada cidade tem a autonomia de decidir até quando a vacinação será prorrogada. O apoio do governo do Estado continua com a manutenção das visitas das equipes da saúde e dos cuidados para manter as boas condições dos insumos como as vacinas, seringas e agulhas.  

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados