Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 27 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Mais de 24 mil gestantes ainda não se vacinaram contra a gripe em MS

18 Mai 2011 - 10h41Por MS Record

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi prorrogada em Mato Grosso do Sul para os municípios que ainda não atingiram suas metas de cobertura vacinal. De acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, até hoje de manhã (17) foram vacinadas no Estado um total de 293.459 pessoas. A meta da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é imunizar 421.902 pessoas.
 
As gestantes continuam com cobertura vacinal baixa. A orientação da SES é que elas procurem os postos de saúde para vacinar. A cobertura até agora é de 39.02% - sendo 15.715 mulheres imunizadas de uma meta total de 40.276 gestantes. A “gripe suína”, causada pelo vírus influenza A/H1N1, já demonstrou provocar mais complicações e mortes entre as gestantes.

“As gestantes apresentam piores complicações com o vírus H1N1. Elas podem ter pneumonia e com isso precisam tomar antibióticos havendo também a possibilidade de ter um parto prematuro”, alerta o secretário adjunto da SES, Eugênio de Barros. 
 
O secretário adjunto ressaltou que as gestantes podem tomar a vacina tranquilamente porque não é um vírus vivo, mas é tecnicamente inativada. “Ela é segura e selecionada pelo Ministério da Saúde”, garantiu. Ele explica que a vacina leva pelo menos 20 dias para gerar anticorpos e proteger a pessoa da gripe. “Estas questões climáticas favorecem a circulação do vírus principalmente com a chegada do inverno”, alertou.
 
Balanço
 
Em Mato Grosso do Sul a cobertura vacinal totaliza 69.56%. Os dados mostram também que no grupo prioritário das crianças de seis meses a menores de 12 anos já foram distribuídas 42.334 doses da vacina contra a gripe, de uma meta de 61.841, perfazendo 68.46% de cobertura vacinal. Em relação ao grupo de trabalhadores de saúde já foram imunizados 27.081 de um total de 28.252 pessoas, o que corresponde à cobertura de 95.86%. No grupo prioritário dos indígenas, do total de 68.883 já foram imunizados 47.833 índios, perfazendo 69.44%. Em relação aos idosos, 160.496 pessoas já receberam a vacina de uma meta de 222.650, numa cobertura de 72.08%.
       
A SES informa que cada cidade tem a autonomia de decidir até quando a vacinação será prorrogada. O apoio do governo do Estado continua com a manutenção das visitas das equipes da saúde e dos cuidados para manter as boas condições dos insumos como as vacinas, seringas e agulhas.  

Deixe seu Comentário

Leia Também

SONHOS INTERROMPIDOS
Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas
UTI LOTADAS
13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto
VIRUS A SOLTA
Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
FATALIDADE
Padre cai de pedra em cachoeira e corpo é encontrado em poço
GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar