Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Mais de 24 mil gestantes ainda não se vacinaram contra a gripe em MS

17 Mai 2011 - 16h39Por MS Record

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe foi prorrogada em Mato Grosso do Sul para os municípios que ainda não atingiram suas metas de cobertura vacinal. De acordo com o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, até hoje de manhã (17) foram vacinadas no Estado um total de 293.459 pessoas. A meta da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é imunizar 421.902 pessoas.
 
As gestantes continuam com cobertura vacinal baixa. A orientação da SES é que elas procurem os postos de saúde para vacinar. A cobertura até agora é de 39.02% - sendo 15.715 mulheres imunizadas de uma meta total de 40.276 gestantes. A “gripe suína”, causada pelo vírus influenza A/H1N1, já demonstrou provocar mais complicações e mortes entre as gestantes.

“As gestantes apresentam piores complicações com o vírus H1N1. Elas podem ter pneumonia e com isso precisam tomar antibióticos havendo também a possibilidade de ter um parto prematuro”, alerta o secretário adjunto da SES, Eugênio de Barros. 
 
O secretário adjunto ressaltou que as gestantes podem tomar a vacina tranquilamente porque não é um vírus vivo, mas é tecnicamente inativada. “Ela é segura e selecionada pelo Ministério da Saúde”, garantiu. Ele explica que a vacina leva pelo menos 20 dias para gerar anticorpos e proteger a pessoa da gripe. “Estas questões climáticas favorecem a circulação do vírus principalmente com a chegada do inverno”, alertou.
 
Balanço
 
Em Mato Grosso do Sul a cobertura vacinal totaliza 69.56%. Os dados mostram também que no grupo prioritário das crianças de seis meses a menores de 12 anos já foram distribuídas 42.334 doses da vacina contra a gripe, de uma meta de 61.841, perfazendo 68.46% de cobertura vacinal. Em relação ao grupo de trabalhadores de saúde já foram imunizados 27.081 de um total de 28.252 pessoas, o que corresponde à cobertura de 95.86%. No grupo prioritário dos indígenas, do total de 68.883 já foram imunizados 47.833 índios, perfazendo 69.44%. Em relação aos idosos, 160.496 pessoas já receberam a vacina de uma meta de 222.650, numa cobertura de 72.08%.
       
A SES informa que cada cidade tem a autonomia de decidir até quando a vacinação será prorrogada. O apoio do governo do Estado continua com a manutenção das visitas das equipes da saúde e dos cuidados para manter as boas condições dos insumos como as vacinas, seringas e agulhas. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto