Menu
BANNER IMPRESSORAS
segunda, 15 de agosto de 2022
BANNER IMPRESSORAS
Busca
PIRACEMA

Mais de 1,8 mil pescadores vão receber seguro-desemprego em MS

4 Dez 2009 - 06h01Por

A Fundação Estadual do Trabalho (Funtrab) divulgou o balanço parcial do recadastramento de pescadores realizado durante todo o mês de novembro em cidades do interior do Estado. Até agora já foram contabilizados 1.840 pescadores que sobrevivem da pesca artesanal nos rios de Mato Grosso do Sul.

Estes trabalhadores devem receber o benefício do seguro-desemprego até 30 dias após o recadastramento feito junto aos técnicos da Funtrab. Os trabalhadores que fizeram a solicitação do benefício no início do mês passado já receberam o primeiro pagamento no último dia 30.

Todos os pescadores, que sobrevivem da pesca artesanal, e que foram recadastrados neste ano, devem receber o dinheiro do seguro-desemprego. Aqueles que tiverem o pagamento bloqueado podem ter algum vínculo empregatício que impede o recebimento do benefício – como ter trabalhado registrado por até duas semanas durante o período de defeso ou mesmo ser aposentado. Aqueles que tiverem dúvidas a respeito do seguro-desemprego ainda podem entrar em contato com a Funtrab, através do telefone 0800 647 0013, com o número do PIS, para a verificação.

Prazo

Mesmo com fim da caravana da Funtrab nas colônias de pesca do interior do Estado, os pescadores ainda não recadastrados têm até o dia 28 de fevereiro para solicitarem o formulário de requerimento do seguro-desemprego. Os trabalhadores podem procurar qualquer agência do Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat) do município mais próximo.

Para solicitar o seguro-desemprego durante a piracema, os pescadores devem portar os seguintes documentos originais: carteira de identidade; carteira de trabalho – CTPS; PIS/Pasep ativo; CPF; Comprovante do número de inscrição do trabalhador (NIT); Cadastro de Empresa Individual (CEI); Carteira de Registro de Pescador Profissional (RGP) devidamente atualizada, emitida pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP) ou Protocolo de Registro de Pesca atualizado; Além da data do primeiro registro no RGP que comprove a antecedência mínima de um ano da data do início do defeso.

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista
NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença
AUXÍLIO BRASIL AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
BRASIL + POBRE
Estudo mostra alta da pobreza em regiões metropolitanas