Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 25 de janeiro de 2022
Busca
PIRACEMA

Mais de 1,8 mil pescadores vão receber seguro-desemprego em MS

4 Dez 2009 - 06h01Por

A Fundação Estadual do Trabalho (Funtrab) divulgou o balanço parcial do recadastramento de pescadores realizado durante todo o mês de novembro em cidades do interior do Estado. Até agora já foram contabilizados 1.840 pescadores que sobrevivem da pesca artesanal nos rios de Mato Grosso do Sul.

Estes trabalhadores devem receber o benefício do seguro-desemprego até 30 dias após o recadastramento feito junto aos técnicos da Funtrab. Os trabalhadores que fizeram a solicitação do benefício no início do mês passado já receberam o primeiro pagamento no último dia 30.

Todos os pescadores, que sobrevivem da pesca artesanal, e que foram recadastrados neste ano, devem receber o dinheiro do seguro-desemprego. Aqueles que tiverem o pagamento bloqueado podem ter algum vínculo empregatício que impede o recebimento do benefício – como ter trabalhado registrado por até duas semanas durante o período de defeso ou mesmo ser aposentado. Aqueles que tiverem dúvidas a respeito do seguro-desemprego ainda podem entrar em contato com a Funtrab, através do telefone 0800 647 0013, com o número do PIS, para a verificação.

Prazo

Mesmo com fim da caravana da Funtrab nas colônias de pesca do interior do Estado, os pescadores ainda não recadastrados têm até o dia 28 de fevereiro para solicitarem o formulário de requerimento do seguro-desemprego. Os trabalhadores podem procurar qualquer agência do Centro Integrado de Atendimento ao Trabalhador (Ciat) do município mais próximo.

Para solicitar o seguro-desemprego durante a piracema, os pescadores devem portar os seguintes documentos originais: carteira de identidade; carteira de trabalho – CTPS; PIS/Pasep ativo; CPF; Comprovante do número de inscrição do trabalhador (NIT); Cadastro de Empresa Individual (CEI); Carteira de Registro de Pescador Profissional (RGP) devidamente atualizada, emitida pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (SEAP) ou Protocolo de Registro de Pesca atualizado; Além da data do primeiro registro no RGP que comprove a antecedência mínima de um ano da data do início do defeso.

Leia Também

SEU DINHEIRO
Qualquer cidadão pode consultar se tem valores a receber de instituições financeiras; saiba como
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 259 mortes e 83,3 mil novos casos
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Mãe vê partes íntimas vermelha, pergunta e filha de 2 anos aponta paro o tio
ACASALAMENTO DE COBRAS
Casal sucuri acasalando em rio assusta e impressiona turistas; veja vídeo
MEIO AMBIENTE
O número médio anual de relâmpagos do país aumentará para 100 milhões
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, Brasil registrou mais 135.080 casos e 296 mortes por covid-19
Fábrica de placas solares  ENERGIA SOLAR
Brasil atinge 1 milhão de consumidores com geração própria de energia solar
BRASIL 622.205 MORTES
Com recorde de 204.854 novos casos, Brasil registra 350 óbitos em 24 horas
ALARMANTE
Brasil bate recorde de casos diários de covid-19 com 204,8 mil
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab ainda tem 916 vagas para indígenas trabalharem nas lavouras de maçãs em SC e RS