Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Mais de 17 mil participam de exames supletivos no Estado

17 Nov 2006 - 13h00
As provas do Exame Nacional para Certificação e Competências de Jovens e Adultos (Encceja – 2006), também conhecidos como exames supletivos, serão aplicadas neste sábado e domingo 19, em 22 unidades de ensino de seis municípios de Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Ponta Porã e Três Lagoas). Os 17.841 inscritos estão recebendo em suas residências as correspondências com todas as informações sobre a prova.

A aplicação das provas amanhã será das 13 às 17h. Para a etapa do ensino fundamental, serão testados os conhecimentos de língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação. Para a etapa do ensino médio, os inscritos farão provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, além de redação.

No domingo 19 os candidatos inscritos na etapa do ensino fundamental, farão a prova de matemática das 7 às 10h; a de ciências naturais, das 11 às 14h; e a prova de história e geografia, das 14h30 às 17h30. Já para a etapa do ensino médio, os inscritos serão avaliados em matemática e suas tecnologias, das 7 às 10h; em ciências da natureza e suas tecnologias, das 11 às 14h; e de ciências humanas e suas tecnologias, das 14h30 às 17h30. Os horários definidos para as provas correspondem ao horário de Mato Grosso do Sul.

O Encceja tem como objetivo garantir o atestado de conclusão dos ensinos fundamental e médio aos brasileiros, residentes no País ou exterior, que não tiveram oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade própria. Para se candidatar à prova referente ao ensino fundamental, é necessário ser maior de 15 anos. Já a avaliação do ensino médio exige idade mínima de 18 anos completos.

O Encceja é uma realização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao Ministério da Educação (MEC). Além de Mato Grosso do Sul, o exame será aplicado em Tocantins, Bahia e Distrito Federal, e mais 64 municípios brasileiros.

A avaliação é realizada desde 1998 aos brasileiros que residiam no Japão, e desde 2002 para os residentes no Brasil. Ano passado foram atendidas 38.687 pessoas, no Estado do Tocantins, e 38 municípios de outros estados. O exame no exterior totalizou dois mil participantes, no Japão e Suíça.

 

 

APn


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido