Menu
SADER_FULL
domingo, 28 de novembro de 2021
Busca
Brasil

Mais da metade das vagas pelo sistema do Enem está sobrando

15 Fev 2010 - 15h04

A segunda etapa de inscrições pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) oferece 29.240 vagas nas 51 instituições participantes, entre universidades e institutos federais. Mais da metade das vagas disponíveis na primeira etapa, um total de 47,9 mil, não foi preenchida.

O sistema começou a receber inscrições a partir das 6h desta segunda (15). Alguns internautas tiveram dificuldades para acessar o sistema na manhã de hoje. De acordo com o MEC, o SiSU opera normalmente.

O prazo terminará no próximo sábado (20). Os horários nos dias de inscrição serão sempre os mesmos: das 6h às 23h59.

Os alunos que não forem aprovados na primeira etapa devem, na segunda, repetir todos os passos: acessar o site do SiSU, escolher um curso que esteja disponível e se inscrever. A escolha pelas vagas funcionará como na primeira etapa. O candidato vai poder optar por apenas um curso.

O MEC alterou um procedimento entre a primeira e segunda etapas do SiSU. Em princípio, o candidato que tivesse sido aprovado na primeira etapa e feito a matrícula, não poderia se candidatar novamente a alguma outra vaga pelo sistema sem perder o direito à primeira matrícula.

No entanto, a assessoria de imprensa do ministério informou ao G1 no início da tarde desta segunda-feira (15), que os estudantes matriculados poderão completar a inscrição e concorrer à segunda opção nesta etapa. Só perderão o direito à primeira matrícula em caso de efetuarem a segunda.  

 O resultado da segunda fase sai no dia 22. Para os aprovados nessa etapa, as matrículas ocorrerão entre os dias 23 e 26 deste mês. 

Terceira etapa

Já a terceira etapa vai de 1º a 3 de março, a lista dos aprovados será divulgada no dia 5 e as matrículas deverão ser feitas entre 9 e 12 de março.

O SiSU seleciona vagas somente nos cursos que têm o Enem como único processo seletivo. Outras instituições de ensino, que não aderiram ao SiSU, tanto públicas quanto particulares, vão adotar a nota do Enem conforme o seu critério: ou como parte da nota ou como primeira fase. O candidato deve ficar atento ao manual do vestibular de cada instituição.

Para tirar dúvidas, o candidato pode ligar para o telefone 0800 616161 ou no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/falecomagente.html.

Leia Também

COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto
CRUELDADE
Justiça nega exame de insanidade a mulher que esquartejou filho
MANIACO SEXUAL
Homem é filmado passando a mão em mulher no meio da rua
+ AUMENTO
Conta de luz deve subir mais de 20% no ano que vem, estima ANEEL