Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 5 de agosto de 2021
Busca
Brasil

Maior poder de compra aumenta o consumo de cerveja

2 Jul 2010 - 07h17Por Diário MS
Uma das bebidas preferidas do brasileiro, ma cerveja, tem sido cada vez mais consumida. O aumento da renda das classes C, D e E é o fator que mais contribui para elevar o consumo da bebida no Estado e em todo o país.

O diretor da distribuidora da Ambev em Dourados, a Grandourados, Marcelo Mariano, diz que observou uma mudança mais significativa nos últimos três anos. “As pessoas estão, sem dúvida, com maior poder de compra. Com isso, as vendas subiram em até 20% ao ano”.

Com a Copa do Mundo o aumento é ainda maior. “Nessa época as vendas aumentaram mais 20%. Precisamos até antecipar os estoques em dia de jogo do Brasil, para não faltar”, explica.

De acordo com Marcelo, com a diversificação da cerveja, as marcas, antes consideradas caras, hoje alcançam clientelas de todas as classes. “Hoje atingimos todas as classes e o consumo só tem aumentado. Só na cidade de Dourados a empresa dele entrega 15 caminhões, por dia, de cerveja”.

Em outra distribuidora da cidade, da marca Cristal, o aumento é variável. “Pode chegar a 40% ao mês. E tudo indica que isso seja por consequência do maior poder aquisitivo dos consumidores”, afirma o supervisor Wanderlei Salustiano.

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), a elevação do consumo da bebida no Brasil deve ficar entre 10% e 12% este ano.

Em 2009, o consumo nacional cresceu 10,9%, apesar da crise econômica internacional. O mercado somou 10,91 bilhões de litros de cerveja fabricados e comercializados em todo o país, gerando um faturamento bruto de R$ 31 bilhões.

No Brasil, o consumo por pessoa não chega a 60 litros/ano. Bem abaixo do registrado na Alemanha, onde o valor por habitante está em torno de 120 litros/ano e na República Checa, na qual o consumo supera 150 litros per capita anuais.

Deixe seu Comentário

Leia Também

TRAGÉDIA NA RODOVIA
Caminhoneiro embriagado invade pista contrária e mata cinco pessoas
ASSALTO À LOJA
Bandidos roubam loja e trocam tiros com a PM; numa ação audaciosa: veja fotos e vídeos
DOENÇA DO SÉCULO
Vídeo: cantora alerta famílias após filho de 16 anos cometer suicídio; "internet está doente"
BRASIL - 558.432 MORTES
Covid-19: casos sobem para 19,98 milhões e mortes, a 558,4 mil
AMOR BANDIDO
Homem leva facada da esposa, perdoa e casal sai de mãos dadas da delegacia
CURA DA DIABETES
Brasil registra 1ª cirurgia contra diabetes tipo 2 feita com robô
BRASIL - 557.223 MORTES
Covid-19: Brasil registra 557,2 mil mortes e 19,95 milhões de casos
FAMOSIDADES
Silvio Santos volta aos programas inéditos e comenta Faustão na Band: "coitado"
AUXILIO POPULAÇÃO
Trabalhadores nascidos em janeiro podem sacar auxílio emergencial
CÃOPAINHA
Cachorro toca campainha após ficar trancado fora de casa