Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 25 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Lula se surpreendeu com Alckmin, diz Wagner

9 Out 2006 - 13h27
O governador eleito da Bahia, Jacques Wagner (PT), disse hoje em Brasília que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou surpreso com comportamento do adversário Geraldo Alckmin (PSDB) durante o debate realizado ontem pela Rede Bandeirantes. Na avaliação dos petistas "a agressividade dele (Alckmin) é encomendada e não natural".

Logo depois do confronto Lula confidenciou a Wagner que já entendeu o tom que o tucano quer dar à campanha. "Já entendi. A única coisa que eles querem é isso. Vou ter que me preparar", disse Lula ao amigo ainda no vôo de volta a Brasília. Segundo ele, apesar do clima pesado no primeiro debate, Lula considerou sua participação muito positiva e está disposto a participar de outros debates. Jacques Wagner insistiu na tese de que a escolha que os brasileiros vão fazer não será entre dois homens, e sim entre dois projetos políticos. Um ancorado no social e outro que acredita que o mercado por si só resolve tudo.

Mantra
Na avaliação de Jacques Wagner, Lula foi bem melhor e Alckmin ficou se prendendo num mantra único "de onde veio o dinheiro, de onde veio o dinheiro¿, ironizou. Questionado sobre o nervosismo de Lula no início do debate quando o tema corrupção foi abordado, Wagner justificou: "o presidente não pode parar de se emocionar e fazer política friamente. Ele fica chateado com companheiros que se envolvem em irregularidades, indignado com ofensas. O presidente não pode virar uma pedra de gelo. Ele está apanhando há um ano e pouco, esse tema é recorrente e essa carga de emoção ia aparecer quando as perguntas fossem feitas¿, desabafou. Para o baiano a expectativa era de que Alckmin pudesse vir com mais projetos políticos/administrativos. "O PSDB não é nenhuma escola de idoneidade moral à sociedade brasileira", criticou.

Agressão
Sobre o tom agressivo dado à campanha, Wagner considera que, se os tucanos insistirem nesse caminho, os petistas terão uma vantagem bem melhor no segundo turno. "Eu acho que quem vai perder são eles", afirmou. Para ele, o povo sabe que usar esse expediente para destruir alguém não dá certo. "O que as pessoas querem saber é se o governo Lula fez mais que os outros governos, e isso, fez!", declarou.

Salvador da Pátria e Diabo
Quando o assunto foi a diferença pequena de votos entre os dois candidatos nas pesquisas realizadas para o segundo turno, Jacques Wagner justificou que não há uma única causa para esse resultado. Segundo ele, especialistas em política mostram que hoje não existe mais entre a população brasileira essa visão de Salvador da Pátria e Diabo. Para ele, salvo alguns Estados, não existe mais uma diferença muito grande votos entre dois candidatos.

PDT
O PT está de olho nos votos conseguidos por Cristovam Buarque (PDT). Para Wagner, o eleitorado de esquerda tem mais a ver com o projeto de Lula. Ele adiantou que ainda hoje a direção do PDT deve ser procurada para conversar e que ontem chegou a conversar com Buarque, mas não deu detalhes da conversa.

Investigações
Wagner destacou que o Brasil não tem mais um "Engavetador Geral da República¿. Ele comparou os casos do mensalão com o caso da emenda da reeleição de Fernando Henrique Cardoso. "Da mesma forma que no caso do mensalão se atribui ao PT o financiamento de campanha, compra de votos em função de votações na Câmara, na época da reeleição, houve circulação de dinheiro que eram endereçadas a ganhar votos para a reeleição. Então ele (Alckmin) mostrou que dois casos semelhante não podem ser tomados como conclusivos. Se querem tomar como conclusivo o mensalão, então também poderíamos concluir que o Fernando Henrique comprou. Se há compra de votos ela começou na reeleição¿, atacou.

Avião
Sobre as críticas de Alckmin relativas à compra do ¿Aerolula¿ Jacques Wagner demonstrou indignação. Ele disse que acha difícil que alguém ache sério o que foi dito sobre o gasto com o avião presidencial. ¿Isso é uma pessoa que tem uma visão pequena sobre questões de Estado. É uma pegadinha de debate. Isso não é sério¿, disparou. Para ele o PSDB não tem argumentos no campo da gestão.

Rodoanel
Wagner também aproveitou o encontro com os jornalistas para dizer que o governo federal não investiu nenhum centavo no Rodoanel em São Paulo, porque foi proibido pelo TCU.

 

 

Terra

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA