Menu
SADER_FULL
quarta, 16 de junho de 2021
Busca
Brasil

Lula reclama da escassez de álcool no país e cobra "seriedade"

23 Jan 2010 - 08h24Por G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou irritação com a recente alta do preço do álcool ao discursar nesta sexta-feira (22) na inauguração do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, em São Paulo.

 

“Não pode ser assim. O álcool quase acabou neste país porque não havia seriedade, nem havia um ajuste de conduta entre os empresários o governo, os produtores e a indústria automobilística”, disse Lula em referência à decadência do programa Proálcool, da década 1990. Ele cobrou "seriedade" dos empresários do setor para que o etanol avance no mercado. "Para fazer o etanol um componente da matriz enérgética, é preciso que a gente tenha seriedade".

 

O presidente afirmou que pediu aos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Agricultura, Reinholds Stephanes, que agendassem uma reunião com representantes do setor para a próxima semana. “Se passarmos para o mundo a idéia de que não estamos dando sequer conta do mercado interno, não vamos vender no mercado externo”, ressaltou.

 

Lula cobrou dos empresários que não mudem seus planos de negócios de acordo com o melhor preço do álcool ou do açúcar. “Todo o trabalho de publicidade que estamos fazendo vai ruir quando perguntarem se garantimos a oferta”.

Dilma e Serra

No mesmo evento, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, também discursaram. A ministra elogiou as iniciativas do governo federal, tanto da Petrobras quanto da Empresa Brasileilra de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na produção de tecnologias que favorecem a obtenção do álcool de segunda geração- aquele que é extraído a partir da quebra da celulose.


Por sua vez, Serra anunciou a criação do Centro Paulista de Bioenergia, com investimentos de 150 milhões, feitos com recursos obtidos com a venda da Nossa Caixa. “No caso de São Paulo, não queremos mais terras plantáveis para a cana-de-açúcar. Queremos aumentar a produção via tecnologia”, disse o governador.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego