Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 1 de dezembro de 2021
Busca
Brasil

Lula reclama da escassez de álcool no país e cobra "seriedade"

23 Jan 2010 - 08h24Por G1

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou irritação com a recente alta do preço do álcool ao discursar nesta sexta-feira (22) na inauguração do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol, em São Paulo.

 

“Não pode ser assim. O álcool quase acabou neste país porque não havia seriedade, nem havia um ajuste de conduta entre os empresários o governo, os produtores e a indústria automobilística”, disse Lula em referência à decadência do programa Proálcool, da década 1990. Ele cobrou "seriedade" dos empresários do setor para que o etanol avance no mercado. "Para fazer o etanol um componente da matriz enérgética, é preciso que a gente tenha seriedade".

 

O presidente afirmou que pediu aos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e da Agricultura, Reinholds Stephanes, que agendassem uma reunião com representantes do setor para a próxima semana. “Se passarmos para o mundo a idéia de que não estamos dando sequer conta do mercado interno, não vamos vender no mercado externo”, ressaltou.

 

Lula cobrou dos empresários que não mudem seus planos de negócios de acordo com o melhor preço do álcool ou do açúcar. “Todo o trabalho de publicidade que estamos fazendo vai ruir quando perguntarem se garantimos a oferta”.

Dilma e Serra

No mesmo evento, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, também discursaram. A ministra elogiou as iniciativas do governo federal, tanto da Petrobras quanto da Empresa Brasileilra de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na produção de tecnologias que favorecem a obtenção do álcool de segunda geração- aquele que é extraído a partir da quebra da celulose.


Por sua vez, Serra anunciou a criação do Centro Paulista de Bioenergia, com investimentos de 150 milhões, feitos com recursos obtidos com a venda da Nossa Caixa. “No caso de São Paulo, não queremos mais terras plantáveis para a cana-de-açúcar. Queremos aumentar a produção via tecnologia”, disse o governador.

 

Leia Também

DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça