Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Lula pode visitar MS pela 3ª vez em 12 meses

26 Out 2009 - 15h08

O presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva que esteve em Mato Grosso do Sul pela última vez no mês de maio para participar da viagem inaugural do Trem do Pantanal pode retornar em janeiro de 2010. Os deputados federais Vander Loubet e Antônio Carlos Biffi, ambos do PT, tentam marcar agenda presidencial no Estado exclusivamente para a área de educação no interior de MS e, se possível, também na Capital.

Se der certo será a 3ª visita de Lula em MS em 12 meses. Neste ano, o presidente esteve em território sul-mato-grossense duas vezes. Em 15 de janeiro, visitou o município de Ladário, na fronteira com a Bolívia. Ao lado do presidente da Bolívia, Evo Morales ele inaugurou dois trechos do chamado corredor bioceânico, rodovia que ligará o Atlântico (Brasil) e o Pacífico (Chile e Peru).

Meses depois, o presidente retornou. Desta vez viajou no Trem do Pantanal em 8 de maio. O presidente do Paraguai, outro País que faz fronteira com MS, Fernando Lugo, fez companhia a Lula em parte do trajeto.

O deputado Biffi relata que a ideia é que o presidente viste em janeiro a UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), a Escola Agrotécnica de Nova Andradina, cuja previsão é de iniciar o funcionamento no início do ano que vem, e ainda o Instituto de Educação Federal de Campo Grande que está sendo construído em frente ao Aeroporto Internacional da Capital.

As duas visitas do presidente ao Estado foram marcadas por conotações políticas. Na primeira vez, ele em situação até hoje não muito bem esclarecida teria dito ao governador André Puccinelli (PMDB) que o PT apoiaria sua reeleição em Mato Grosso do Sul.

Depois que André revelou publicamente o teor da conversa com o presidente, os petistas contestaram e apresentaram outras versões. Já na segunda visita, em 8 de maio, o presidente disse, em entrevista coletiva, que a aliança entre PT e PMDB o “agradaria em qualquer estado”, mas demonstrou que respeitaria as peculiaridades locais.

No Estado, como se sabe PT e PMDB são rivais históricos e devem se enfrentar em 2010. André Puccinelli tentará a reeleição tendo como adversário Zeca do PT que ele derrotou na disputa pela prefeitura de Campo Grande nas eleições de 1996.

Recentes informações divulgadas pela mídia apontam que o desejo de Lula é que as executivas nacionais de PT e PMDB enquadrem os diretórios regionais para evitar confrontos regionais e facilitar a aprovação da aliança nacional entre os dois partidos na convenção peemedebista em junho.

O PMDB já firmou pré-compromisso de apoiar a candidatura da ministra da Casa Civil Dilma Rousseff à presidência da República e ainda indicar o candidato a vice dela.

Viés político

Na avaliação de Biffi, se der certo, a agenda de Lula em janeiro não deverá ser diferente das outras no que diz respeito a movimentação das lideranças políticas. "Claro que uma agenda presidencial sempre tem viés político", admite. "O bom mesmo seria a gente trazer a Dilma", completa o deputado, afirmando que ela também será convidada.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS