Menu
SADER_FULL
terça, 15 de junho de 2021
Busca
NOVA ANDRADINA

Lula oficializa primeiro campus do Instituto Federal de MS

12 Jan 2010 - 16h33Por ASCOM/Adriana Orrico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar no dia 15, em Brasília, da solenidade que oficializa a implantação do primeiro campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). A cerimônia será realizada no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. Na ocasião, serão inaugurados simultaneamente 78 campi dos institutos federais em todo o país, inclusive o de Nova Andradina.

“A solenidade em Brasília marca oficialmente a inclusão de Mato Grosso do Sul na rede federal de educação profissional e tecnológica, um dos cinco Estados que não faziam parte deste projeto. A retomada dos investimentos no ensino profissionalizante é considerada um dos pilares do Ministério da Educação para o desenvolvimento do país”, avalia o reitor do IFMS, Marcus Aurélius Stier Serpe.

Em dezembro de 2008, o governo iniciou a reestruturação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando, através da lei n°11.892, os institutos federais. Além de prever novas unidades, a lei integrou o que antes eram os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), as escolas técnicas e agrotécnicas. Neste novo modelo, as instituições oferecem cursos técnicos de ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia, engenharias, licenciaturas e pós-graduação.

Em Mato Grosso do Sul, o Instituto Federal está em fase de implantação em sete municípios : Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas e Nova Andradina, o primeiro campus a entrar em funcionamento, após a autorização do governo federal para a contratação de professores.

“Com o início das atividades escolares previstas para o primeiro semestre de 2010, pretendemos fazer uma inauguração no município que deve contar com a presença do presidente Lula”, informou o reitor.

Durante a solenidade na capital federal, em comemoração ao centenário da educação profissional, será oficializada a implantação de cinco campi na região Centro-Oeste; 13 na regiãoNorte, 15 no Nordeste, 18 no Sul e 27 no Sudeste, que somados aos já entregues, totalizam 100 unidades inauguradas este ano. Até o final de 2010, o Ministério da Educação pretende implantar mais 114 escolas técnicas, atingindo a meta de 354 campi.

Vão participar da cerimônia do dia 15 o Ministro da Educação, Fernando Haddad, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, os reitores dos respectivos institutos federais, bem como os diretores de campus, além de governadores, parlamentares e prefeitos das cidades contempladas. O ato será transmitido ao vivo pelo TV NBr, canal a cabo da Radiobras, e pela TV MEC, via internet.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego
+ AUMENTO
Gás de cozinha fica mais caro a partir desta segunda feira, 14
CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal