Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
NOVA ANDRADINA

Lula oficializa primeiro campus do Instituto Federal de MS

12 Jan 2010 - 16h33Por ASCOM/Adriana Orrico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar no dia 15, em Brasília, da solenidade que oficializa a implantação do primeiro campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). A cerimônia será realizada no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. Na ocasião, serão inaugurados simultaneamente 78 campi dos institutos federais em todo o país, inclusive o de Nova Andradina.

“A solenidade em Brasília marca oficialmente a inclusão de Mato Grosso do Sul na rede federal de educação profissional e tecnológica, um dos cinco Estados que não faziam parte deste projeto. A retomada dos investimentos no ensino profissionalizante é considerada um dos pilares do Ministério da Educação para o desenvolvimento do país”, avalia o reitor do IFMS, Marcus Aurélius Stier Serpe.

Em dezembro de 2008, o governo iniciou a reestruturação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando, através da lei n°11.892, os institutos federais. Além de prever novas unidades, a lei integrou o que antes eram os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), as escolas técnicas e agrotécnicas. Neste novo modelo, as instituições oferecem cursos técnicos de ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia, engenharias, licenciaturas e pós-graduação.

Em Mato Grosso do Sul, o Instituto Federal está em fase de implantação em sete municípios : Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas e Nova Andradina, o primeiro campus a entrar em funcionamento, após a autorização do governo federal para a contratação de professores.

“Com o início das atividades escolares previstas para o primeiro semestre de 2010, pretendemos fazer uma inauguração no município que deve contar com a presença do presidente Lula”, informou o reitor.

Durante a solenidade na capital federal, em comemoração ao centenário da educação profissional, será oficializada a implantação de cinco campi na região Centro-Oeste; 13 na regiãoNorte, 15 no Nordeste, 18 no Sul e 27 no Sudeste, que somados aos já entregues, totalizam 100 unidades inauguradas este ano. Até o final de 2010, o Ministério da Educação pretende implantar mais 114 escolas técnicas, atingindo a meta de 354 campi.

Vão participar da cerimônia do dia 15 o Ministro da Educação, Fernando Haddad, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, os reitores dos respectivos institutos federais, bem como os diretores de campus, além de governadores, parlamentares e prefeitos das cidades contempladas. O ato será transmitido ao vivo pelo TV NBr, canal a cabo da Radiobras, e pela TV MEC, via internet.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS