Menu
SADER_FULL
terça, 30 de novembro de 2021
Busca
NOVA ANDRADINA

Lula oficializa primeiro campus do Instituto Federal de MS

12 Jan 2010 - 16h33Por ASCOM/Adriana Orrico

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai participar no dia 15, em Brasília, da solenidade que oficializa a implantação do primeiro campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). A cerimônia será realizada no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. Na ocasião, serão inaugurados simultaneamente 78 campi dos institutos federais em todo o país, inclusive o de Nova Andradina.

“A solenidade em Brasília marca oficialmente a inclusão de Mato Grosso do Sul na rede federal de educação profissional e tecnológica, um dos cinco Estados que não faziam parte deste projeto. A retomada dos investimentos no ensino profissionalizante é considerada um dos pilares do Ministério da Educação para o desenvolvimento do país”, avalia o reitor do IFMS, Marcus Aurélius Stier Serpe.

Em dezembro de 2008, o governo iniciou a reestruturação da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando, através da lei n°11.892, os institutos federais. Além de prever novas unidades, a lei integrou o que antes eram os Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), as escolas técnicas e agrotécnicas. Neste novo modelo, as instituições oferecem cursos técnicos de ensino médio integrado, cursos superiores de tecnologia, engenharias, licenciaturas e pós-graduação.

Em Mato Grosso do Sul, o Instituto Federal está em fase de implantação em sete municípios : Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Ponta Porã, Três Lagoas e Nova Andradina, o primeiro campus a entrar em funcionamento, após a autorização do governo federal para a contratação de professores.

“Com o início das atividades escolares previstas para o primeiro semestre de 2010, pretendemos fazer uma inauguração no município que deve contar com a presença do presidente Lula”, informou o reitor.

Durante a solenidade na capital federal, em comemoração ao centenário da educação profissional, será oficializada a implantação de cinco campi na região Centro-Oeste; 13 na regiãoNorte, 15 no Nordeste, 18 no Sul e 27 no Sudeste, que somados aos já entregues, totalizam 100 unidades inauguradas este ano. Até o final de 2010, o Ministério da Educação pretende implantar mais 114 escolas técnicas, atingindo a meta de 354 campi.

Vão participar da cerimônia do dia 15 o Ministro da Educação, Fernando Haddad, o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, os reitores dos respectivos institutos federais, bem como os diretores de campus, além de governadores, parlamentares e prefeitos das cidades contempladas. O ato será transmitido ao vivo pelo TV NBr, canal a cabo da Radiobras, e pela TV MEC, via internet.

Leia Também

AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid -19 casos sobem para 22,043 milhões e mortes, para 613,3 mil
ESTUPRO DE VUNERALVEL
Menina de 11 anos conta para avô que é estuprada pelo padrasto