Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Lula homenageia militares brasileiros mortos no Haiti

22 Jan 2010 - 05h45Por G1

Em clima de comoção, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou nesta quinta-feira (21) na homenagem aos soldados brasileiros mortos no Haiti pelo terremoto que atingiu o país no último dia 12. Ele lembrou a coragem dos militares que fizeram parte da Missão de Estabilização das Nações Unidas no país, chamando-os de "bravos soldados do Exército Brasileiro". Durante a cerimônia de honras fúnebres, na Base Aérea de Brasília, o presidente citou e agradeceu a cada um dos 18 mortos.

 

De acordo com o presidente, os soldados fizeram parte da “mais nobre missão humanitária já efetivada pelas nossas Forças Armadas.” Segundo Lula, os militares foram ao Haiti “levando a seguinte mensagem: vocês não estão sozinhos. Viemos aqui [ao país da América Central], em nome do Brasil, e trazemos segurança para suas famílias, trazemos paz, trazemos remédios, solidariedade e, acima de tudo, respeito.”

 

O velório começou às 16h. Ao lado da primeira-dama, Marísa Letícia, Lula prestou condolências e abraçou aos parentes das vítimas presentes à cerimônia. Estavam presente à cerimônia 59 familiares dos soldados mortos. "Meu irmão gostava do que fazia e tinha muito orgulho de vestir a farda. Gostava de ajudar ao próximo e, às vezes, enchia os bolsos do colete com chocolate para distribuir às crianças no Haiti. Era o último serviço dele depois de seis meses. No Haiti, nesse período, ele aprendeu a valorizar a vida. A imagem que nos resta dele é de alegria", afirmou Jonatan Pedrotti, irmão do Cabo Douglas Pedrotti Neckel.

Os caixões estão em um espaço isolado no hangar onde acontece o velório, cobertos pela bandeira do Brasil e com fotos indentificando cada soldado. Estão presentes, além de Lula, o vice José Alencar, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes e o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Os militares mortos vão receber a Medalha do Pacificador com Palma post mortem e a promoção post mortem, segundo o Exército. 

 

A condecoração, de acordo com o Exército, é concedida aos militares que, em tempo de paz, tenham se distinguido por “atos pessoais de abnegação, coragem e bravura, com risco de vida” no exercício de suas funções ou no cumprimento de missões. Eles também estão sendo promovidos ao posto imediatamente superior.

 

Após o velório, os corpos irão para São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, para serem enterrados. O corpo do major Francisco Adolfo Vianna Martins Filho será enterrado em Brasília.

Mortos

No total, 21 brasileiros morreram durante o terremoto de magnitude 7, que devastou o Haiti no último dia 12. Foram 18 militares mortos e 3 civis, entre eles o diplomata Luiz Carlos da Costa, número dois da missão das Nações Unidas no Haiti, e a fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda