Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Lula desiste de participar de debates na TV no 1º turno

27 Jul 2006 - 10h39
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já informou a seus assessores, agora de maneira definitiva, que não participará de debates na TV durante a campanha presidencial. Se a eleição tiver segundo turno, a decisão poderá ser revista. O petista repete a mesma estratégia usada por Fernando Henrique Cardoso, que disputou duas eleições presidenciais (1994 e 1998) e não participou de debates. Em 2002, Lula foi à TV, mas o PT conseguiu reduzir o número de debates.


Lula diz acreditar que se o debate for realizado sem a sua presença --e com uma cadeira vazia no estúdio, como tem anunciado a TV Globo--, o dano eventual será menor do que ficar exposto ao ataque ao vivo de todos os adversários juntos.


Pelo formato pré-negociado entre os presidenciáveis e a TV Globo, uma das emissoras que faria o debate, apenas quatro candidatos participariam: Lula, Geraldo Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (PSOL) e Cristovam Buarque (PDT).


Se o debate acabar acontecendo só com os três concorrentes mais diretos de Lula, a possibilidade, na avaliação da cúpula lulista, é que a situação será delicada para Alckmin e Heloísa Helena.


Em tese, haveria um pacto de não-agressão entre o tucano e a candidata do PSOL. Ocorre que o eleitorado de Heloísa Helena certamente perceberia essa tática e isso deixaria a senadora em risco de perder votos. Se o acordo não for firmado, Alckmin então passará a ficar sujeito aos ataques verbais de Heloísa Helena, ao vivo, o que pode também não ser um bom negócio para o tucano.


Sem Lula, acreditam alguns petistas graduados, o debate tenderia a perder audiência depois dos primeiros 15 minutos. O saldo, nessa interpretação lulista, seria a favor do presidente que busca a reeleição.


Lula --que ontem esteve na cidade de Santos Dumont (MG) para comemorar o centenário do vôo do avião 14 Bis-- e sua equipe de campanha voltaram a acreditar na hipótese de liquidar a eleição no primeiro turno --depois da divulgação da pesquisa Ibope, que coloca o petista com 44% e seis pontos à frente de todos os outros adversários somados.


Em público, contudo, o discurso continuará o de que todos trabalham com um eventual segundo turno para evitar demonstrar muito otimismo.
 
 
Folha Online

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS