Menu
SADER_FULL
domingo, 13 de junho de 2021
Busca
Brasil

Lula culpa empresas privadas por estagnação do PIB em 2009

13 Mar 2010 - 06h00Por UOL

Após a estagnação do PIB em 2009, no pior resultado anual em 17 anos mas com tendência de forte avanço por conta dos números do 4º trimestre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva atribuiu a parte negativa do anúncio às empresas privadas nesta sexta-feira (12).

“Não sei como vocês passaram o ano passado. Mas se tem um país em que o povo não vivenciou a crise foi este aqui. O que aconteceu no Brasil foi que alguns setores empresariais ficaram com medo e deram um cavalo de pau no seu investimento”, afirmou o presidente durante evento para marcar a primeira etapa da ampliação e modernização da refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária (PR), na região metropolitana de Curitiba.

“Todo mundo se lembra quando o crédito desapareceu. Nenhum empresário que fosse cliente há 30 anos de um banco conseguia um empréstimo. Foi exatamente o governo que resolveu tomar a decisão de fazer o Banco do Brasil comprar mais bancos para que ele tivesse mais crédito e reativar a economia”, afirmou.

Lula foi ao evento acompanhado da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, sua candidata à Presidência, do governador do Paraná, Roberto Requião, e do presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli. O presidente aproveitou também para ironizar comentaristas econômicos da mídia.
“Eu vi a cara de algumas pessoas na televisão. Alguns tinham a ponta de um sorriso. ‘Finalmente. Finalmente nós pegamos o Lula porque o PIB dele não cresceu’”, ironizou o petista.

Na quinta-feira, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) informou que o Produto Interno Bruto (PIB) do país caiu 0,2% em 2009, para R$ 3,143 trilhões. Este é o primeiro resultado negativo desde 1992, quando a variação foi de -0,5%. No quarto trimestre, porém, a economia expandiu-se 2% em relação aos três meses imediatamente anteriores.

O dado veio dentro do esperado pelo mercado. Segundo pesquisa da Reuters, analistas apostavam em crescimento de 2,1% para o quarto trimestre, mas uma retração de 0,2% para o resultado fechado do ano.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta