Menu
SADER_FULL
quarta, 21 de outubro de 2020
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ZANZI
Brasil

Lula assina decreto que limita propaganda de álcool

23 Mai 2007 - 13h24

 

O governo federal lançou na manhã desta quarta-feira a Política Nacional sobre Álcool para tentar diminuir o consumo de bebidas no País. O decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva prevê ações voltadas para povos indígenas e assentamentos de reforma agrária. Há também recomendações para ampliação da oferta de tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, a regulamentação mais polêmica vai ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na próxima semana e limita a publicidade de bebidas alcoólicas nos meios de comunicação.

Pela proposta, que está sendo analisada pelo colegiado da Anvisa, as bebidas com teor alcoólico acima de 13%, como uísque por exemplo, só poderão ter publicidade veiculada na TV entre 21h e 6h. No caso das cervejas ou bebidas mais leves, só poderá haver propagandas entre 8h e 20h.

O decreto prevê também a revisão dos conteúdos dos cursos de formação de condutores e da renovação da carteira de motorista. Outra medida importante prevista no decreto é a oferta de incentivos aos municípios que elaborarem projetos que visem reduzir a violência e a criminalidade associadas ao consumo prejudicial do álcool.

O principal objetivo do governo é evitar que o álcool seja consumido com tanta facilidade por jovens menores de 18 anos. No Brasil, o 2º Levantamento Domiciliar sobre o Uso de Drogas Psicotrópicas, promovido pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), em 2005, aponta que 12,3% das pessoas, com idades entre 12 e 65 anos, são portadores de alcoolismo e cerca de 75% já beberam alguma vez na vida. Segundo outra pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), 61% dos envolvidos em acidentes de trânsito nas cidades de Curitiba, Brasília, Salvador e Recife, no ano de 2006, havia ingerido bebidas alcoólicas.

 

 

Terra Redação

Deixe seu Comentário

Leia Também

CORONAVIRUS
Morre voluntário brasileiro que participava de testes da vacina de Oxford
MORTE SUBITA
Idoso morre em voo de Cuiabá para SP; avião faz pouso de emergência
BRASIL - 154.176 MORTES
Covid-19: Brasil tem mais 271 óbitos e 15.383 novos casos em 24h
TRAGÉDIA NA CIDADE
Acidente entre trem e e micro-ônibus deixa uma mulher morta e feridos
VEJA VIDEO
Índio precisa buscar socorro a cavalo após ataque de onça
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Filha de 9 anos flagra pai estuprando menina de 5 na lateral da casa
AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio emergencial: 5,6 milhões de pessoas recebem nesta terça-feira
FAMOSIDADES
Luan Santana e Jade Magalhães terminam noivado de 12 anos
CORONAVIRUS NOS ANIMAIS
Gato é o primeiro animal no Brasil que testa positivo para o Coronavirus
ABSURDO
Enfermeiros, fisioterapeuta e médico são afastados após denúncia de estupro na UTI