Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 21 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Londres Machado recebe homenagem nos 30 anos do Poder Judiciário em MS

18 Dez 2009 - 08h44Por Fátima News, com Assessoria

Em alusão aos 30 de história em Mato Grosso do Sul, o Poder Judiciário realizou, na última quarta-feira (16) no Plenário do Tribunal Pleno uma solenidade de honrarias. Durante a cerimônia, cinco autoridades foram agraciadas com a comenda do Colar do Mérito Judiciário 2009, o mais alto reconhecimento da justiça sul-mato-grossense. Entre os homenageados, o recordista nacional de mandatos, deputado estadual Londres Machado.

 

 

Londres Machado, presidente da Executiva regional do Partido da República cumpre atualmente seu décimo mandato na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Natural de Bela Vista é Bacharel em Ciências Jurídicas. Iniciou sua carreira política em 1967, quando elegeu-se vereador em Fátima do Sul. Seus primeiros mandatos como deputado estadual foram exercidos nos períodos de 1971 a 1974 e de 1975 a 1979, ainda pelo Estado de Mato Grosso uno. No seu segundo mandato, ocupou a primeira secretaria da Mesa Diretora da Assembléia. 

 

 

Com a criação do novo Estado de Mato Grosso do Sul, o deputado Londres Machado foi eleito (1979 a 1983) e assumiu a presidência da Assembléia Constituinte, porém por duas vezes se afastou da Assembléia: em 13 de junho de 1979 e em 30 de outubro de 1980 para ser o governador interino do Estado de Mato Grosso do Sul. No mandato posterior, 1983 a 1987, o deputado ocupou a segunda secretaria da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul e, no biênio 85 a 86, assumiu a primeira secretaria da Assembléia.

 

 

Reeleito mais uma vez (1987 a 1991), o deputado Londres Machado ocupou inicialmente, no período de 87 a 88, a chefia da Casa Civil. E, no biênio 89 a 90, voltou para a Assembléia como presidente da Mesa Diretora, acumulando o cargo de presidente da Assembléia Constituinte. Nos períodos seguintes, 1991 a 1995 e 1995 a 1999, o deputado assumiu novamente os cargos de primeiro secretário e de presidente da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Em seu oitavo mandato como deputado estadual, foi eleito pelos deputados da Casa novamente presidente da Mesa Diretora e, no biênio 2001/2003, ocupou a primeira secretaria da Casa.

 

 

Nas últimas eleições em 2007 foi reeleito com 37.797 votos, cerca de 3,1% dos votos válidos reafirmando, que continua sendo importante força político-eleitoral no Estado.

 

 

Homenagem

 

A comenda foi instituída pela Resolução nº 249, de 18 de dezembro de 1997, e já foi oferecida a autoridades como Ramez Tebet, o ministro aposentado Carlos Velloso (STF), o ministro Paulo Roberto Saraiva da Costa Leite (STJ), o governador André Puccinelli, o ex-governador Pedro Pedrossian, além de desembargadores e outras personalidades que colaboraram de forma expressiva com a justiça.

 

 

A medalha é dourada, inscrita com o símbolo da justiça (balança e espada), tendo ao centro, o contorno do Estado de MS em retículo, contendo em seu interior a figura do Tuiuiú – símbolo do pantanal sul-mato-grossense – ladeadas pelo café frutificado (à direita) e pela erva-mate florida (à esquerda), circundadas pelos dizeres Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul – Mérito Judiciário. No reverso da medalha, a nominação do homenageado e a data da sessão solene.

 

 

Além dos deputados estaduais Londres Machado e Ary Rigo receberam a homenagem o ministro Eros Grau, o desembargador aposentado Gilberto da Silva Castro, o procurador aposentado Afonso Nunes da Cunha e a desembargadora Suzana Camargo Gomes.

 

 

Leia Também

ALARMANTE
Brasil bate recorde de casos diários de covid-19 com 204,8 mil
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab ainda tem 916 vagas para indígenas trabalharem nas lavouras de maçãs em SC e RS
BAIXA RENDA
Auxílio Gás: governo libera o pagamento no valor de R$ 52
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem um aumento e registra 351 mortes em 24 horas
OMICRON
Brasil dobra contágio nas 24h e registra 74,1 mil novos casos de covid-19 e 121 mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Carne e Sangue como nós
ABUSO SEXUAL
Meninas escutam mãe contando de abuso sexual e fazem relato chocante sobre tio-avô
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia