Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Lombadas eletrônicas já estão funcionando em Dourados

4 Nov 2009 - 10h36Por Diário MS
Motoristas e motociclistas de Dourados já estão sendo surpreendidos com a religação das lombadas eletrônicas em vários pontos da cidade. Desde a semana passada, diversos equipamentos já estão funcionando, o que tem deixado os motoristas em alerta. Por enquanto, os equipamentos só marcam a velocidade do veículo, mas ainda não geram multas. Isto deve acontecer nos próximos dias, depois que os motoristas estiverem mais habituados ao novo sistema. Segundo a Prefeitura, a novidade está na ampliação no número de equipamentos, que passou de 28 para 43 lombadas eletrônicas espalhadas pelas principais vias de fluxo da cidade.
Em vários pontos, as lombadas já estão funcionando desde a semana passada – como, por exemplo, na rua Coronel Ponciano, em frente ao Estádio Douradão e na avenida Marcelino Pires, em frente à rodoviária. Ontem, o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Cláudio Marcelo Hall, disse em entrevista à rádio Grande FM que o prazo para início do funcionamento das lombadas ainda é indefinido.
Segundo ele, depois de concluídas as instalações dos equipamentos de fiscalização, haverá uma intensa divulgação quanto ao funcionamento das lombadas por pelo menos 30 dias. Ele esclarece que, mesmo funcionando, as lombadas ainda não geram multas, mas devem ser respeitadas da mesma maneira. “Já é uma forma de se acostumar para não haver surpresas quando iniciar efetivamente a fiscalização”, argumentou.
Segundo o secretário, a novidade é a ampliação no número de lombadas e a readequação do local para instalação dos equipamentos. Na avenida Marcelino Pires, por exemplo, em frente ao antigo colégio Objetivo, a lombada eletrônica foi retirada, já que a escola não funciona mais no local. Segundo a Semsur, serão priorizados pontos com grande fluxo de veículos, como escolas e hospitais.
“Dourados cresceu muito e se tornou necessária a implantação de mais lombadas, até mesmo nos bairros, tendo em vista que a lombadas convencionais (quebra molas) são proibidas por lei”, disse Hall. Entre os novos pontos que ganharão lombadas eletrônicas está o acesso à Cidade Universitária, na avenida Guaicurus, palco de vários acidentes com vítimas fatais.

VELOCIDADE

Ontem, o Diário MS percorreu alguns pontos onde as lombadas já estão funcionando e verificou que alguns motoristas ainda não se habituaram aos redutores de velocidade. A ultrapassagem da velocidade máxima permitida (geralmente, de 30 km/h) é comum principalmente nas motocicletas, que não eram flagradas pelos equipamentos mais antigos.
Entre os motociclistas, a novidade gerou muita reclamação. O frentista Paulo Ernesto Rodrigues, 22, opina que a reativação das lombadas eletrônicas é somente uma “indústria de multas”, porque atinge somente o bolso do motorista. “Um quebra-molas tem muito mais eficácia, porque estraga o veículo e todo mundo acaba respeitando”, reclamou.
O entregador de pizzas Gecel Carolino da Silva, 20, também não concorda com os novos redutores de velocidade. “As pessoas vão continuar passando em alta velocidade, principalmente durante a madrugada; a diferença é que serão multadas por isto”, afirma.
O office-boy Denis Rodrigo, 19, também não gostou da reativação das lombadas. “Passo pelas lombadas umas 50 vezes por dia. Se não tomar muito cuidado, vou ser multado várias vezes”, disse ele.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto