Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
DOURADOS

Lombadas começam emitir multas no sábado

28 Dez 2009 - 05h28Por Diário MS
A partir deste sábado, 2 de janeiro, as lombadas eletrônicas instaladas em Dourados iniciam a emissão de multas a condutores que ultrapassarem a velocidade máxima permitida. Os redutores de velocidade foram instalados em novembro, mas o prazo foi ‘alargado’ por decisão do governador André Puccinelli (PMDB). Desde o início do mês alguns equipamentos já vinham emitindo notificações, mas os condutores reclamaram que não foram avisados com antecedência. Em Dourados, são em torno de 40 equipamentos instalados em vários pontos da cidade.
Até sexta-feira, 1º de janeiro de 2010, os redutores de velocidade continuam funcionando em caráter educativo. No entanto, até ontem à tarde, vários equipamentos ainda estavam desativados, sem registrar a velocidade dos veículos – situação verificada em vários pontos, como na rua Hayel Bon Faker e na avenida Guaicurus. A partir de sábado, os condutores devem ficar atentos e respeitar o limite máximo de velocidade imposto pelos equipamentos. Na área urbana, a velocidade máxima permitida pelas lombadas é de 30 ou 40 quilômetros por hora e a multa é calculada de acordo com o percentual em que a velocidade máxima permitida foi ultrapassada.
Além da punição administrativa, ultrapassar a velocidade imposta pelos redutores de velocidade também gera infrações que variam de grave (5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação) a gravíssima (7 pontos). Os redutores de velocidade em Dourados e várias regiões de Mato Grosso do Sul ficaram desativados por pelo menos cinco anos. Este ano, após solução de problemas jurídicos envolvendo o processo licitatório, o governo do Estado determinou a reativação dos equipamentos em todo o Estado – sempre dependendo, apenas, da anuência dos prefeitos.
Em Dourados, a instalação das lombadas começou em novembro, com readequação e substituição dos equipamentos antigos. Mais modernas, as novas lombadas eletrônicas também flagram motocicletas e têm como principal objetivo tornar o trânsito mais seguro a partir da redução da velocidade dos veículos.
“O objetivo é a redução de acidentes, é salvar vidas”, destaca Carlos Henrique Santos Pereira, diretor-presidente do Detran/MS (Departamento Estadual de Trânsito). A definição dos pontos para colocação dos equipamentos foi feita com base em estudos de ocorrências. “São locais de conflito, e as lombadas têm o objetivo de disciplinar o trânsito”, completa. Os equipamentos estão sinalizados, com informações claras aos condutores sobre o limite máximo permitido de velocidade, visando o tráfego seguro. A partir do dia 2 de janeiro, começarão a ser aplicadas multas aos infratores.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto