Menu
SADER_FULL
domingo, 17 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Lixo tóxico às margens de rodovia mata animais em Amambai

13 Nov 2006 - 08h19

Lixo com resíduos de veneno utilizado na agricultura e veneno para matar ratos jogado às margens de uma estrada vicinal que liga Amambai a MS-485, que dá acesso a Aral Moreira, provocou a morte de três cachorros e a intoxicação de uma vaca leiteira de um sitiante da região. O produto que foi deixado no local há pelo menos uma semana, segundo moradores da região, continha embalagens de defensivos agrícolas e veneno para exterminar ratos que estava misturado a restos de milho e a grãos de soja e feijão que teria sido ingerido pela vaca.

Já a intoxicação dos cães não se sabe ao certo como aconteceu, porém o proprietário dos animais acredita que os caninos tenham comido algum animal que havia morrido em decorrência do envenenamento. Ao ser acionado pelo sitiante, o secretário municipal de Meio Ambiente de Amambai, José Luiz Karasek, esteve no local e constatou que o lixo tóxico foi jogado a menos de 50 metros de uma placa instalada pela Prefeitura alertando ser proibido jogar lixo no local.

Para o secretário municipal, o ato é uma afronta ao meio ambiente e informou que uma equipe da Polícia Militar esteve no local para recolher amostras das embalagens dos produtos e papéis com nome de uma empresa do ramo de agropecuária de Amambai que foram encaminhados à Polícia Civil para serem tomadas às providências cabíveis. De acordo com ele, ficou clara a caracterização de crime contra o meio ambiente.

Durante a vistoria no local, os PMs também ouviram moradores da região que afirmaram ter visto uma caminhonete de cor branca, com adesivos de uma empresa conhecida na cidade, parando e despejando o lixo naquela localidade. Jogar lixo às margens das rodovias na entrada da cidade está virando moda em Amambai, apesar do setor responsável pela coleta de lixo urbano afirmar que a coleta esta sendo realizada a contento na cidade.

A sensação de impunidade também favorece o ato que afeta ao meio ambiente. Recentemente um morador da cidade foi flagrado por membros do Poder Judiciário descarregando lixo às margens da MS-156, que liga Amambai a Caarapó, e foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil onde um procedimento foi instaurado.

Vilson Nascimento

Vaca foi medicada após ingerir o material contaminado, mas não resistiu.

 

Mídia Max

Ao final do tramite o infrator pagou uma multa de apenas um salário mínimo, valor que para um trabalhador normal é alto, mas para pessoas da sociedade que usam caminhonetes de luxo para realizar a inflação é praticamente nada. Essa pena branda, conforme a Polícia, acaba incentivando às pessoas a continuarem desrespeitando a le

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amar a Deus
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ame o Senhor, seu Deus
BRASIL VERDE
Governadores avançam na criação de consórcio em defesa do desenvolvimento sustentável
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
LIÇÕES DA BÍBLIA
Outras imagens
LIÇÕES DA BÍBLIA
Seu povo especial
REVOLTANTE
Vanessa, de 18 anos, é atropelada e morre após reagir a assédio
LIÇÕES DA BÍBLIA
O livro da aliança
PAVOROSO
Acumulador de lixo transforma rua de cidade modelo em paraíso das ratazanas
JOGOS MORTAIS
Escola envia carta aos pais alertando sobre a série 'round 6'