Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 8 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Lixo tóxico às margens de rodovia mata animais em Amambai

13 Nov 2006 - 08h19

Lixo com resíduos de veneno utilizado na agricultura e veneno para matar ratos jogado às margens de uma estrada vicinal que liga Amambai a MS-485, que dá acesso a Aral Moreira, provocou a morte de três cachorros e a intoxicação de uma vaca leiteira de um sitiante da região. O produto que foi deixado no local há pelo menos uma semana, segundo moradores da região, continha embalagens de defensivos agrícolas e veneno para exterminar ratos que estava misturado a restos de milho e a grãos de soja e feijão que teria sido ingerido pela vaca.

Já a intoxicação dos cães não se sabe ao certo como aconteceu, porém o proprietário dos animais acredita que os caninos tenham comido algum animal que havia morrido em decorrência do envenenamento. Ao ser acionado pelo sitiante, o secretário municipal de Meio Ambiente de Amambai, José Luiz Karasek, esteve no local e constatou que o lixo tóxico foi jogado a menos de 50 metros de uma placa instalada pela Prefeitura alertando ser proibido jogar lixo no local.

Para o secretário municipal, o ato é uma afronta ao meio ambiente e informou que uma equipe da Polícia Militar esteve no local para recolher amostras das embalagens dos produtos e papéis com nome de uma empresa do ramo de agropecuária de Amambai que foram encaminhados à Polícia Civil para serem tomadas às providências cabíveis. De acordo com ele, ficou clara a caracterização de crime contra o meio ambiente.

Durante a vistoria no local, os PMs também ouviram moradores da região que afirmaram ter visto uma caminhonete de cor branca, com adesivos de uma empresa conhecida na cidade, parando e despejando o lixo naquela localidade. Jogar lixo às margens das rodovias na entrada da cidade está virando moda em Amambai, apesar do setor responsável pela coleta de lixo urbano afirmar que a coleta esta sendo realizada a contento na cidade.

A sensação de impunidade também favorece o ato que afeta ao meio ambiente. Recentemente um morador da cidade foi flagrado por membros do Poder Judiciário descarregando lixo às margens da MS-156, que liga Amambai a Caarapó, e foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil onde um procedimento foi instaurado.

Vilson Nascimento

Vaca foi medicada após ingerir o material contaminado, mas não resistiu.

 

Mídia Max

Ao final do tramite o infrator pagou uma multa de apenas um salário mínimo, valor que para um trabalhador normal é alto, mas para pessoas da sociedade que usam caminhonetes de luxo para realizar a inflação é praticamente nada. Essa pena branda, conforme a Polícia, acaba incentivando às pessoas a continuarem desrespeitando a le

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Prefeitura Municipal de Fátima do Sul Ajude
Solidariedade em Ação: Fátima do Sul mobiliza ajuda às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul
Ajude
Prefeitos da região se unem em solidariedade as vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
VEJA A LISTA
LISTA: Whatsapp deixa de funcionar em 35 modelos de celulares a partir desta quarta
Entretenimento
Confirmado: DJ Kevin confirma presença para agitar a 47ª Festa da Fogueira de Jateí

Mais Lidas

1a Expo Iguatemi
Fatimassulense Lucas Barbosa conquista o pódio no rodeio e fica entre os 5° melhores em Iguatemi-MS
FOTO: GEONE BERNARDOTCHAU CALOR
TCHAU CALOR? após 9 dias de altas temperaturas confira o que vem na previsão para a semana
FRENTE FRIA CHEGANDO
FRENTE FRIA chega nos próximos dias e quebra onda de calor com mudança brusca no tempo; CONFIRA
Fátima Fest 2024
O sonho de um fã devoto do cantor Luan Santana, conheça a história de Thiago de Dourados-MS
Fotos: CBMMSAÇÕES NO RS
Bombeiros de MS resgataram mais de 900 pessoas e 200 animais no Rio Grande do Sul