Cada vez que termina a feira livre da rua Cuiabá, aos domingos, começa o problema dos moradores. O lixo jogado nas calçadas causa mau cheiro e torna insuportável a vida dos que residem naquelas imediações. Nesse último final de semana o problema voltou a se repetir e os dejetos só foram retirados depois dos apelos.
As ruas João Rosa Góes e Presidente Vargas amanheceram ontem tomadas por resto de frutas e verduras, caixas de madeira, sacolas plásticas e alimentos. O problema foi resolvido depois que o morador Oladir Leopoldo Finck bateu às portas da Secretaria de Serviços Urbanos (Semsur) para cobrar a limpeza.
Segundo ele, os dejetos nem sempre ficam esparramados pelo chão. “Não é todo final de semana que isso acontece, porém frequentemente se repete e a limpeza vem depois de várias reclamações”, aponta o morador. A feira acontece todos os sábados, o dia inteiro, e domingos pela manhã. Ainda no último dia à tarde uma equipe de limpeza recolhe a sujeira deixada pelos feirantes e lava a rua Cuiabá. Acontece que em cada via de acesso à Rua Cuiabá, a empresa terceirizada pela prefeitura deixa uma caçamba (container) para que também se possa depositar lixo. É aí que o problema acontece e causa incômodo aos feirantes.
Depois do expediente, feirantes das barracas de hortaliças e alimentos em geral utilizam a caçamba para depositar o lixo. Como o espaço é pequeno para a demanda, alguns dejetos são colocados ao lado dentro de sacolas. “Muitas vezes o container está tão cheio que na hora da empresa vir buscá-lo muita coisa cai e fica espalhado pelo chão”, disse Oladir Leopoldo.
As sacolas que ficam no chão são rasgadas por cachorros. O vento se encarrega de espalhar toda a sujeira. “Muitos catadores de papelão e demais recicláveis vasculham a caçamba e derrubam muita coisa no chão. O problema é que a empresa que retira o container nem sempre recolhe o que cai”, questiona o morador. O lixo nas calçadas já chegou a ficar no local por até dois dias.
SEMSUR
O responsável pela coleta de lixo em Dourados, Antônio Targas, disse que a partir da semana que vem haverá dois containers nas vias que dão acesso à rua Cuiabá. Ontem pela manhã ele esteve no local e constatou o problema. “Ficou acertado com a empresa sobre essa ampliação de mais um container, sobretudo que, após a sua retirada, haja também uma limpeza para recolher os dejetos que cairam ao chão”, ressaltou Targas, garantindo que toda a limpeza será feira no domingo à tarde.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Turismo 2021: O que esperar do Turismo Brasileiro no próximo ano?

Carnes de bichos selvagens podem transmitir parasitas, vírus e até matar

Petrobras reajusta gasolina e diesel em 5% a partir desta quarta-feira

Pais perdem filho de 7 anos em tragédia na BR-376: "Passaram o dia montando a casa para receber ele"

Governo federal aprova auxílio emergencial para 196 mil pessoas

13 crianças com covid estão em estado grave em Cuiabá

Mãe descobre estupro ao desconfiar que filha de 12 anos tinha ciúmes do padrasto

Caixão com corpo que tinha identificação de risco biológico por Covid é achado em estrada

Jovem fez vídeo antes de morrer em acidente no Paraná: 'Devagar, motora'
