Menu
terça, 23 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Lixo continua a poluir bairro de Dourados

1 Mar 2010 - 08h19Por Dourados Agora
A situação é sempre a mesma. O cenário do corredor público próximo ao Portalzinho, no final da Rua Guarapuava, é de um lixão a céu aberto há quase cinco anos. Moradores reclamam do problema, a prefeitura limpa e lixo volta  a ser despejado no local.
Ontem à tarde, a reportagem esteve lá e flagrou um homem num veículo utilitário despejando bagaço de cana, típico material de trabalhadores de garaparia. Ele não se intimidou com os flashes da câmera e até resmungou porque o veículo caracterizado do jornal estava em seu caminho.
O Portalzinho é uma das áreas privilegiadas de Dourados, ao lado do Portal, onde vivem famílias de classe média e alta. Moradores das imediações disseram que o “vandalismo” acontece principalmente no final da tarde. São ações que  ocorrem em poucos minutos. “Muitos chegam em caminhões caçambas, outros em caminhonetas”, disse um morador que não quis se identificar. Ele relata que chegou a procurar o dono da empresa que descartou entulhos, mas acabou se desentendendo com o responsável pela “sujeira”.
São mais de 200 metros de lixão a céu aberto em uma das laterais do corredor público. A maioria é galho e resto de construção, mas também é possível encontrar aparelhos de TV quebrados, carcaças de computadores, entre materiais de escritório e o lixo orgânico.
No local, também estão documentações de uma clínica de fisioterapia particular com sede no centro de Dourados. São notas fiscais, contratos de clientes, holerites de funcionários e até livro de movimento de caixa, datados dos anos de 1993 a 1996. Livros e cartilhas de fisioterapia também estão no lixo.
ECOPONTO

Depois de reivindicações da população, a Prefeitura instalou o primeiro Ecoponto na cidade. A proposta da Secretaria de Serviços Urbanos é que até o final do ano quatro deles estejam funcionando. O primeiro, instalado nas proximidades do Parque Rego D’Água, já recebe entulhos, galhos de árvores e móveis, desde que estejam desmontados, conforme disse o secretário Marcelo Hall.
Ele afirma que o Ecoponto também vai receber lixo doméstico, pneus e eletro-eletrônicos. “Nesse último caso vamos separar para encaminhar a reciclagem. Se a população for despejar materiais lá, não podemos negar de receber”, disse o secretário.
Entretanto ele menciona que veículos grandes, como caminhões, não poderão despejar cargas grandes. Somente utilitários e caminhonetes, bem como os carroceiros podem despejar os materiais. Os outros três Ecopontos, segundo Marcelo Hall, estão previstos para serem instalados em pontos extremos da cidade. A hipótese é que possam ser criados na Vila Índio, Parque Alvorada e Parque das Nações I.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FOTO: JD1FEMINICÍDIO EM MS
FEMINICÍDIO: Mulher morre ao ser atropelada várias vezes pelo namorado em MS
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS