Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Lista da máfia dos sanguessugas tem 63 nomes de deputados

15 Jul 2006 - 09h42

O empresário Luiz Antônio Vedoin, 31, listou à Justiça os nomes de 63 deputados federais que, segundo ele, receberam propina para fazer emendas ao Orçamento destinando verbas para compra de ambulâncias superfaturadas. Vedoin entregou à Justiça comprovantes de depósitos feitos nas contas bancárias dos congressistas. Ele também disse que havia pagamento com malas de dinheiro dentro de gabinetes no Congresso.

Com base em investigações da Polícia Federal, o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, pediu a abertura de 57 inquéritos contra parlamentares acusados de pertencer à máfia dos sanguessugas. Vedoin, um dos donos da Planam, empresa que coordenava o esquema, listou seis a mais. Os comprovantes de depósitos bancários estavam guardados em uma pasta que não foi apreendida pela Polícia Federal durante a Operação Sanguessuga, no início de maio.

Preso, Vedoin entregou os documentos à Justiça durante o depoimento dele, que começou no dia 3 e terminou no dia 12. Após colaborar, o empresário foi solto. Os depósitos eram feitos pelas empresas Planam, Klass e Santa Maria, que vendiam ambulâncias. O pagamento de propina era feito adiantado, antes da liberação da verba.

Três senadores também foram listados como envolvidos. Fontes da CPI dos Sanguessugas informam que são Magno Malta (PL-ES), Ney Suassuna (PMDB-PB) e Serys Slhessarenko. Os três negam. Ontem continuou o depoimento do empresário Ronildo Medeiros. O advogado Otto Azevedo Júnior pediu a revogação da prisão de Medeiros --o único acusado ainda preso--, porque ele está colaborando com a Justiça.

 

 

Agência Folha

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS