Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Lista da CPI dos Sanguessugas não trará os 112 suspeitos

24 Jul 2006 - 16h36
O relatório da CPI dos Sanguessugas, que deverá ser apresentado e votado na primeira semana de agosto, não trará o nome dos 112 parlamentares apontados como envolvidos com a máfia das ambulâncias. A informação é do relator da CPI, senador Amir Lando (PMDB-RO), ao explicar no domingo, 23, que será enviado aos Conselhos de Ética da Câmara e do Senado um número inferior de envolvidos no escândalo, com os nomes apenas de parlamentares contra os quais a comissão tem provas "convincentes e exuberantes".

"Com absoluta certeza, o número no relatório será menor do que os 112 parlamentares", disse Lando. Segundo ele, as investigações sobre quem não for citado agora no primeiro relatório por falta de provas consistentes vão continuar depois das eleições de outubro.

Lando confirmou os nomes dos 112 parlamentares divulgados pela revista Veja. A maioria deles foi citada por Luiz Antonio Trevisan Vedoin, um dos donos da Planam, principal empresa do esquema de venda superfaturada de ambulâncias para prefeituras.

"Aqueles contra os quais a comissão tem convicção do envolvimento vão para o relatório. Nos casos em que houver dúvidas, vamos pedir a quebra do sigilo bancário, telefônico e fiscal e aprofundar as investigações depois de outubro", disse o presidente da CPI dos Sanguessugas, deputado Antônio Carlos Biscaia (PT-RJ). O relatório preliminar também não citará o ex-ministro da Saúde Humberto Costa, candidato do PT ao governo de Pernambuco.

Costa foi citado por Vedoin e acusado de participar de esquema junto com José Airton Cirilo, integrante do Diretório Nacional do PT, para beneficiar a Planam na liberação de recursos no ministério. "O Humberto Costa e os parlamentares contra os quais não há provas convincentes ficarão para uma segunda fase da CPI", insistiu o relator.

Também ficará para uma segunda fase as investigações sobre a atuação da máfia nos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação para a compra de ônibus. Na lista de 112 nomes estão 99 deputados, 3 senadores e 5 ex-parlamentares, além de 5 congressistas que estão na relação do Ministério Público, mas não foram citados por Vedoin. O vice-presidente da CPI, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), defendeu a notificação de todos os 112 para que eles expliquem o seu eventual envolvimento com a máfia.
 
 
Agência Estado

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto