Menu
SADER_FULL
sábado, 23 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Líder do PCC é preso, e SP registra novos ataques

12 Jul 2006 - 07h54
A polícia prendeu, por volta das 20h30 desta terça-feira, na rodovia dos Imigrantes, em São Paulo, Emivaldo Silva Santos - apontado como líder do Primeiro Comando da Capital (PCC) na Baixada Santista e na região do ABC paulista. Horas mais tarde, novos ataques contra agentes ligados à área de segurança e atentados contra agências bancárias, bases policiais, supermercados e concessionárias de carros sugeriu uma suposta reação da facção criminosa no Estado. O saldo de mortes nas últimas horas é de quatro pessoas, enquanto pelo menos um PM resultou ferido em troca de tiros com criminosos. Até o momento, apenas um menor de idade teria sido detido.

De acordo com a rádio Jovem Pan, a retomada da onda de violência levou o comando da Polícia Civil a ordenar que a maioria das viaturas sejam deslocadas das ruas para reforçar a segurança em delegacias e bases. A Secretaria de Segurança Pública não confirma a informação.

Duas das mortes ocorreram na capital paulista. O PM Odair Lorenzi, 29 anos, foi fuzilado por desconhecidos ao atender a porta de casa, na Vila Nova Cachoeirinha, zona norte da cidade, por volta da 0h de hoje. Sua irmã, Rita de Cássia Lorenzi, 38 anos, foi atingida com um tiro na testa - ambos morreram quando recebiam atendimento médico.

No mesmo ataque, PMs que faziam ronda na região ouviram os disparos e saíram em perseguição aos criminosos. Durante troca de tiros, um dos policiais foi atingido por dois disparos e foi encaminhado para o pronto socorro do bairro.

As outras mortes ocorreram em Guarujá, no litoral paulista. Dois seguranças particulares sofreram diferentes ataques - em frente ao Instituto Médico Legal (IML) e na porta de um posto comunitário. Ambos não resistiram aos disparos.

Ainda em Guarujá, pelo menos duas concessionárias de automóveis sofreram atentados e tiveram veículos danificados. Na capital, os ataques prosseguiram contra três agências bancárias (alvo de coquetéis Molotov), pelo menos duas bases da Guarda Civil Municipal e dois supermercados. Em alguns locais, foram deixados cartazes com dizeres pedindo o "fim da opressão" no sistema prisional, reforçando a suspeita de que o PCC está por trás das ações.

Vigia é assassinado
Em Santos, mais um vigia foi assassinado na manhã de hoje na travessia de barcas entre Vicente de Carvalho, no Guarujá, e o centro de Santos, informou o Bom Dia Brasil. No entanto, não está confirmado se o assassinato do vigia tem relação com os outros ataques.

Prisão
Emivaldo Silva Santos, conhecido como BH, dirigia um carro quando foi detido. Segundo a polícia, ele foi o mandante do ataque ao Centro de Detenção Provisória de São Bernardo do Campo (SP) - frustrado por operação oplicial que teve o saldo de 13 supostos membros do PCC mortos e outros cinco presos. BH também teria recebido ordens da cúpula da facção, por meio de sua mulher, para que agentes penitenciários fossem assassinados.

O cerco às lideranças do PCC, em meio a uma série de atentados contra policiais e agentes de segurança, também teve um episódio na manhã de terça-feira. Tropas da Polícia Militar totalizando quase 500 homens ocuparam a favela do Morro do Samba, em Diadema,no ABC, para fechar pontos de venda de drogas naquela localidade e outros pontos da região.

O tráfico na favela é comandado por outro líder do PCC, Edilson Borges Nogueira, o Biroska. Mesmo preso em Presidente Bernardes, com o comandante Marcos Camacho, o Marcola, Biroska ainda atua ativamente na liderança dos traficantes da região, de acordo com a polícia.

 

 

Terra

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro