Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quinta, 23 de janeiro de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Licença para desmatar terra indígena será cassada em MS

20 Mai 2010 - 09h06Por Conjuntura Online

O Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) acatou recomendação do MPF (Ministério Público Federal) e informou que vai cassar as licenças ambientais expedidas para o desmatamento das propriedades rurais localizadas dentro da Terra Indígena Cachoeirinha, em Miranda (a 194 quilômetros de Campo Grande).

Os procuradores do MPF-MS também recomendaram ao Imasul que, antes de expedir novas licenças, exija a comprovação da existência de reserva legal e eventuais áreas de preservação permanente nas propriedades. Caso não haja comprovação documental, será determinada a realização de diligência no local.

Segundo os procuradores, as autorizações para o desmatamento contrariam o Código Florestal (Lei número 4.771, de 1965), que determina que florestas situadas em terras indígenas são sujeitas ao regime de preservação permanente.

O desmatamento total ou parcial de florestas de preservação permanente só será admitido com prévia autorização do Poder Executivo Federal, para execução de obras, planos, atividades ou projetos de utilidade pública ou interesse social.

O MPF-MS esclareceu que a Terra Indígena Cachoeirinha ainda não foi demarcada fisicamente. Entretanto, já foi identificada, delimitada e declarada como terra indígena pelo Ministério da Justiça.

A área total que será demarcada é de pouco mais de 36 mil hectares. Atualmente, sete mil índios da etnia terena dividem 2.660 hectares.

A área foi delimitada em 1948 pelo marechal Cândido Mariano Rondon e concedida ao extinto SPI (Serviço de Proteção aos Índios) pelo Estado de Mato Grosso.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Plantão
Incêndio em veículo causa preocupação
Jovem grávida com morte cerebral é mantida viva para salvar o filho
Faleceu nesse domingo o jornalista esportivo Léo Batista
BONITO - MS - BORAAAA
Quer começar o ano em grande estilo? Aqui estão 3 motivos para visitar Bonito, hospedagem e passeios
Corpo de mulher que estava desaparecida há três dias é encontrado esquartejado no Paraná
Mulher é morta e esquartejada após discussão por preço de programa no Paraná

Mais Lidas

FOTO: ASSESSORIAVICENTINA - ACERTO
VICENTINA: Profissionais de Educação, Processo Seletivo de 2024 buscam acerto de rescisão contratual
Plantão
Ex-namorado é suspeito de homicídio em bar em Dourados
FOTOS: ASSESSORIAVICENTINA - PREFEITO TRABALHANDO
Prefeito coloca a 'mão na massa' dando início em obra e percorre linhas da zona rural em Vicentina
ENERGISA - ENERGIAFÁTIMA DO SUL - ATENÇÃO
Energisa esclarece sobre atuação na rede de energia nesta quarta-feira em Fátima do Sul
FOTOS: Osvaldinho Duarte / Dourados NewsPlantão
Homem morre e jovem fica ferida em tiroteio em frente ao Bar