Menu
quinta, 25 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Liberações do FCO à micros e pequenos crescem 10% em 2009

6 Nov 2009 - 16h09Por Notícias.MS

Os recursos do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) destinadas aos micros e pequenos investidores do setor empresarial e rural no Estado já cresceram 10% em 2009. A informação foi divulgada nesta manhã de sexta-feira (6), pela secretária de Produção e Turismo (Seprotur), Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, durante evento preliminar a 51ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do fundo, que avaliou desempenho do FCO Itinerante nos estados.
 
Segundo os dados divulgados pela secretária Tereza Cristina - atual presidente do Conselho Estadual de Investimentos Financiáveis pelo Fundo (CEIF/FCO), o percentual destinado ao setor saltou de 38,5%, registrado no ano passado, para 42,6% dos R$ 582,2 milhões já contratados até setembro de 2009.
 
“Este é um avanço significativo, mas precisamos intensificar os esforços para que possamos alcançar a meta de 51% do total de recursos disponíveis no Fundo”, salientou, reconhecendo que mesmo abaixo da meta, o Estado obteve um dos melhores desempenhos parciais deste a criação do Fundo, em 1988.
 
Para a secretária, o bom desempenho foi alcançado graças às ações do governo do Estado voltadas a dinamização e celeridade aos tramites burocráticos, e empenho dos investidores que buscaram ampliar e aprimorar suas atividades. Outro fator decisivo, aponta Tereza Cristina, foi o engajamento multinstitucional dado aos programas FCO Itinerante Agricultura Familiar e empresarial.
 
“Conquistamos como grandes parceiros destes eventos, prefeituras, câmaras municiais e diversas entidades de classe e instituições financeiras, integradas neste esforço de ampliar o alcance do FCO em Mato Grosso do Sul”, reconheceu.
 
Para se ter uma idéia do desempenho desta estratégia adotada pelo governo estadual, de 2007 até agora, os programas de divulgação do Fundo já foram levados para quase 3 mil investidores, sendo, 2150 ligados ao setor empresário e 977 da agricultura familiar. Empresários de todas as regiões do Estado já foram mobilizados e participaram das reuniões. No setor rural, o programa iniciado somente em 2009, já visitou 14 municípios.
 
“Em 2007 realizamos 4 encontros regionais, no ano passado, ampliamos para 12, e agora, já realizamos 25 eventos”, comemora Tereza, lembrando que até o final do ano, o FCO Itinerante irá até Chapadão do Sul e Mundo Novo.
 
Ação Institucional
Ainda na programação de apresentação dos trabalhos de Mato Grosso do Sul voltados ao FCO Itinerante, foi apresentado pela primeira vez ao público o vídeo institucional do programa no Estado. Elaborado como estratégia motivacional e peça informativa a investidores, o audiovisual traz imagens sobre diversos empreendimentos de sucesso apoiados pelo FCO, e uma mensagem do governador André Puccinelli, apontando esta fonte de recursos como um dos mais importantes instrumentos de fomento em nossa região.
 
“O FCO amplia e moderniza nossa produção, fortalecendo nossa economia e acelerando nosso desenvolvimento”, assegura o governador.
 
De acordo com o representante do secretário de Desenvolvimento do Centro-Oeste do Ministério da Integração (MI), Frederico Valente, os demais estados do Centro-Oeste vêm trabalhando neste esforço de ampliar a participação dos micros e pequenos tomadores de recursos junto ao Fundo. “Este é um setor importante, de muita capilaridade na economia e que traz efeitos direitos na produção de alimentos, principalmente quando está focado na agricultura familiar”, salientou.
 
E este esforço, como lembrou o coordenador estadual Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS/MS), Carlos Gonçalves, o Estado já adotou a iniciar a construção de um pacto estratégico de atuação que visa o fortalecimento dos conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável. Gonçalves aponta ainda, o efetivo resultado obtido pelo programa FCO Itinerante, que tem mobiliado a Agricultura Familiar estadual.
 
“Precisamos combinar as estratégias para que estas informações sobre o Fundo cheguem realmente até os produtores, e para isso, estamos mobilizando e contando com a atuação pontual dos conselhos municípios”, conclui.
 
Programação
Já na parte da tarde, durante a 51ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Fundo, o grupo deve avaliar sete proposições, entre outros assuntos relevantes aos estados. A programação acontece no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo – Auditório Tertuliano Amarilla, na Capital. Informações pelos telefones 067 3318-5045/3318-5029.
 
14h0 – Abertura Oficial da 51ª Reunião Ordinária do Condel-FCO
14h30– Abertura oficial dos trabalhos
16h – Coffe Break
18h – Encerramento

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Sidney Assis, de CoximTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho