Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 21 de maio de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Leitor denuncia farmácias vendendo antibióticos sem receita

31 Jan 2011 - 17h28Por Dourados News

Desde o mês de novembro do ano passado uma resolução da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária determina que a venda de antibióticos nas farmácias e drogarias de todo o país, só poderão ser realizadas através de prescrição médica. Todos os medicamentos só podem ser vendidos com a apresentação de duas vias da receita médica, sendo que uma delas deve ficar com o estabelecimento e a outra com o consumidor. Essa norma já valia para remédios psicotrópicos, conhecidos como tarja preta, usados no tratamento de depressão e ansiedade.

Porém mesmo com essa determinação um leitor do Dourados News que pediu para não ser identificado, informou a nossa reportagem que foi em cinco farmácias da cidade e em todas elas não fizeram a cobrança da receita médica. “Fui às farmácias pesquisar o preço do medicamento Cefalexina e em nenhuma delas eles me pediram ou perguntaram se eu tinha a receita médica” disse o leitor.

Segundo informações da Vigilância Sanitária do Município, as fiscalizações dos estabelecimentos nesses casos são feitos através de denuncias ao órgão, e que todas as farmácias e drogarias do município são visitadas a cada trimestre e a cada sete dias elas entregam relatórios pela internet. Em Dourados o telefone da vigilância para denuncias é o (67) 3424-0709.

De acordo com Suiane Lavanholi, farmacêutica de Dourados, há um número de critérios rigorosos aplicado pela Anvisa, que para a garantia da saúde da população deve ser seguido corretamente. “Temos que entregar relatórios, das receitas recolhidas, da validade dos produtos, da limpeza do estabelecimento, da climatização adequada para os medicamentos, e no caso das receitas para antibióticos temos que arquivar o documento para uma possível apresentação a vigilância, e isso requer muito cuidado, pois há estabelecimento que não estão com o alvará em dia ou até mesmo não têm a presença de um farmacêutico” explicou.

Resolução

Na nova resolução da Anvisa, o estabelecimento que desrespeitar a regra está sujeito a punição, que varia de multa até interdição do estabelecimento. Com a venda mais rígida, o Ministério da saúde pretende evitar o uso indiscriminado de antibiótico pela população e conter o avanço dos casos de contaminação por superbactérias.

Na mesma resolução, há uma determinação na mudanças das embalagens e bulas, que deverão ter a seguinte frase: Venda Sob Prescrição Médica - Só Pode Ser Vendido Com Retenção da Receita.

A ANVISA disponibiliza o número 0800 642 9782, para qualquer cidadão realizar denúncias, obter informações sobre produtos sujeitos a vigilância sanitária (cosméticos, alimentos, medicamentos etc.), orientações aos viajantes e conferir o andamento de processos. O serviço é disponível de segunda à sexta, das 7h30 às 19h30, totalizando uma capacidade de atendimento diário de 456 horas. Ou ainda pelo www.anvisa.gov.br

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Xadrez MS
Enxadristas representam Mato Grosso do Sul em competição nacional de base em Natal
Saúde Delicada
O Ator Tony Ramos passa por cirurgia de emergência na cabeça para tratar sangramento cerebral no RJ
Ajude o RS
Culturamense registra a devastação de Lageado durante entrega de 21 toneladas de donativos
Fotos: Saul Schramm BOMBEIROS DE MS EM AÇÃO NO PANTANAL
Para combater incêndios florestais no Pantanal, Governo de MS instala bases dos bombeiros em 13 área
SOLIDARIEDADE AO RIO GRANDE DO SUL
De Fátima do Sul e Culturama: Carreta com 17 toneladas de donativos chega a Roca Sales, RS

Mais Lidas

Fotos - João Paulo SerafimEMPREGOS NO MS
Fecularia Eldorado é inaugurada, vai gerar 330 empregos e consolidar industrialização da mandioca
Foto: reprodução internetNOVA FRENTE FRIA
Nova frente fria derruba temperaturas em MS; confira a previsão
Mulher pode ter matado filho na capital paraguaia / Reprodução ABC ColorTRAGÉDIA FAMILIAR
Mãe mata filho de 05 anos enforcado e é achada morta
TRAGÉDIA
Radialista morre após capotamento em rodovia em Mato Grosso do Sul
EXPORAMA 2024EXPORAMA 2024 - VEJA PROGRAMAÇÃO
Com Laço, Rodeio, Shows e entrada franca, prefeita anuncia programação do aniversário de CULTURAMA