Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo "Tabagismo e Saúde Pública", por Bruno Peron

11 Abr 2011 - 12h00Por Bruno Peron

TABAGISMO E SAÚDE PÚBLICA

Bruno Peron

Sociedades altamente dominadas pela cultura empresarial, como a brasileira e a estadunidense, são proclives a perder o sentido de "público" ou a vê-lo pulverizado.

Os lucros encima de produtos supérfluos e a concentração de riquezas têm sido nelas prioridades sobre o bem-estar social e a saúde da população.

O negócio do fumo e o tabagismo, que adoece e mata milhares anualmente, não se abala a despeito das advertências de instituições do setor sanitário e leis que revelam as mazelas deste vício ou coíbem seu uso em lugares determinados.

O Brasil imprime frases admoestadoras nas embalagens desde 1999 do tipo "O Ministério da Saúde adverte...", enquanto o ex-governador paulista José Serra proibiu o fumo em lugares fechados no estado de São Paulo desde maio de 2009. Um respeito aos não-fumantes, que inalavam passivamente as substâncias danosas.

Não é demais recordar que a Lei Federal 9294, de 15 de julho de 1996, proíbe o fumo em lugares fechados no Brasil e regulamenta a propaganda de cigarros, porém a maioria dos estabelecimentos a descumpre por força da ignorância ou do imperativo de seus negócios.

O desrespeito aos não-fumantes, que tragam a fumaça nefasta dos viciados, é mais uma expressão do atraso social do Brasil que deve ser revista com seriedade por toda a população.

A partir de 1999, o governo tupinica obteve autonomia para elaborar as frases de advertência nas embalagens de cigarro, que até então surgiam de acordo entre as empresas tabagistas e instituições públicas. No mesmo ano, criou-se a Comissão Nacional para Controle do Tabaco.

A indústria do cigarro movimenta quantias vultosas de dinheiro tanto na legalidade como no contrabando. Este é especialmente forte na fronteira entre Brasil e Paraguai, onde se barateia o custo com o ingresso do produto sem impostos.

O Brasil possui políticas crescentes contra o tabagismo, porém contraditoriamente comercializa o produto com um dos preços mais baixos no mundo. Neste país, o cigarro é barato, enquanto o livro é caríssimo. O país é um laboratório de estupidez?!

Para citar outro caso de políticas contra o tabagismo na Nossa América, o Ministério da Proteção Social da Colômbia determinou que, a partir de 21 de julho de 2011, embalagens de cigarros, tabacos e derivados trarão frases impactantes como "fumar causa problemas oculares", "fumar causa infarto cerebral" ou "fumar causa aborto".

As frases soam fortes, mas denunciam a realidade nua e crua.

A medida indica que um número maior de países toma consciência dos danos causados pelo fumo, ainda que o despertar seja recente. O Brasil regulamenta a venda destes produtos com frases impactantes aos consumidores desde a década de 1980.

O governo colombiano, desde dezembro de 2008, proibiu o fumo em espaços fechados, o que envolve discotecas, escolas e restaurantes.

O consumo de cigarros é um problema de interesse público na medida em que onera os sistemas de saúde, onde os viciados buscam tratamentos e refúgio para o que a vida lhes retribuiu.

Como consta no parágrafo primeiro, países de orientação mercantilista têm dificuldade de sintonizar o interesse público, portanto tomam a saúde, a segurança, a educação, etc, como negócio, quase sempre altamente rentável.

O Brasil - a Colônia Universal - tem um desafio enorme a enfrentar diante da regulamentação parca do negócio do fumo e o desmanche do sistema público de saúde, herança neoliberal.

Antes se ouvia falar do descontentamento do usuário de "Prontos-Socorros". Hoje os funcionários destes depósitos de enfermos também manifestam contra a precariedade dos nossos direitos sanitários, cada vez mais enterrados em nome dos planos de saúde, cujos médicos também fizeram greve no Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril de 2011, contra os salários baixos e o cerceamento de exames pelos prestadores de serviço privado.

É imprescindível que os fumantes respeitem o espaço dos que não têm este vício e deixem de acreditar que o rolo de nicotina, tabaco, alcatrão, monóxido de carbono, formol, glicerina e outras porcarias entre os dedos lhes traz alguma vantagem social ou sorte pessoal.

Esforços governamentais focalizam as estratégias na cooperação interinstitucional a fim de coibir o tabagismo e reduzir o número de viciados.

Legisladores, em vez de defender a saúde do povo, deixam de tocar no dogma do livre mercado para não ferir a produtividade de magnatas do tabaco, que pouco se importam com as condições sanitárias dos que cedem às suas tentações.

Está na hora de dizermos basta aos males da humanidade, conquanto a audácia parta de poucos seres destemidos e merecedores de um mundo melhor.

Já vimos que não há muito que esperar dos nossos governos "representativos".


 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
FOTO: MÍDIA MAXFEMINICÍDIO EM MS
'Matei porque era prostituta': Homem deu 30 facadas em mulher e passou 3 dias com corpo em MS
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na NotíciaDOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados
BOLHA DE CALOR - Foto de capa: Saul SchrammNova onda de calor
Mato Grosso do Sul terá nova onda de calor com clima desértico em abril