Menu
SADER_FULL
sábado, 23 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Leia o artigo "Ponto de Vista" de André do Paladino

2 Out 2006 - 16h00

PONTO DE VISTA – ANDRÉ DO PALADINO

 

         Nestes últimos quarenta dias, rádios, jornais e televisão, nos entediam com as mais variadas enxurradas de estrume, com noventa por cento dos “achacadores” que concorrem a algum cargo eletivo, afim de se darem bem na vida, pedirem em todos quadrantes, ajuda para satisfação do seu ego. Muitos nem entendem as próprias promessas, nem a finalidade política, nem mesmo o plano social, econômico, financeiro, setorial ou rotativo, em sua seqüência, e vão “vomitando” sua verborragia causando “asco” em quem da vida, já viu muito fantasma e não tem medo de assombração.

         Noventa por cento dos candidatos proclama ajudar a saúde, a educação e a segurança pública, esquecendo-se eles que isso não é meta de trabalho e sim um direito do povo, haja vista, existirem os devidos Ministérios (em área Federal), as Secretarias (em área Estadual), e os serviços (em área Municipal), todos com verba específica que no seu conjunto atinge bilhões anualmente, e quê, por causa disso, se forem deficientes e mal administradas é devido à má fiscalização dos senhores senadores, deputados federais e deputados estaduais e demais fiscais do setor judiciário. Não existindo parcimônia com o dinheiro subtraído do pobre e do miserável que infelizmente é o que realmente paga o imposto no país, vista que os grandes senhores do poder vão gastar “dólares” pelo mundo afora, ajudados pelos “senhores que fazem a Lei”, sem cumpri-la.

         E os pretendentes a fazer Leis, estão aí, pedindo votos e prometendo, educação gratuita em todos os níveis (na maioria vinculados a este setor e com o pensamento voltado para as benesses monetárias, sem no entanto educarem-se para o bom desempenho da sua profissão); são os professores, que muitas vezes já são aposentados com bom salário ou proventos (como quiserem).

         Depois, vem os que defendem uma vida saudável com remédios e médicos gratuitos, internamento em hospitais super hiper modernos, “petas” e “loas”, que nem eles acreditam vista que são vinculados ao “metier”, e sabem, também, que as verbas do setor advêm de um orçamento da república, ou do estado ou do município, específico para essa finalidade e que muitas vezes é desviado para outras finalidades (lembram-se CPMF?). E aqui é bom lembrar a quantidade de médicos que são legisladores que labutam ambíguas leis...

         Na segurança pública é que entorta a “massaróca”, pois, aí ninguém segura ninguém, como diria o “finado” capitão Cardoso (PM do antigo MT), ... “antigamente a gente diferenciava o bandido do policial e se conhecia o homem honesto. Hoje é difícil se “manjar” quem é do bem ou do mal. Quem vê cara não vê coração, ou a intenção...”, todo mundo quer passar bem, andando de carro e gastando gasolina com dinheiro do povo. Existindo, é claro, aquele que ama a profissão. E o candidato sabe do Ministério, da Secretaria e suas divisões municipais e na maioria é vinculado ao setor, onde são gastos bilhões do orçamento nacional.

         Neste ponto de vista, para o analista político, o eleitor pouco letrado ou mesmo analfabeto é levado no engodo das “futricas”. E particularmente sugiro que não vote em quem faz promessas de uma vida melhor, boa educação e segurança (olhe os acontecimentos diuturnos vinculados pelos jornais e as barbaridades que acontecem envolvendo até os grandes capadócios da vida pública nacional). Não acredite também em quem promete uma saúde inabalável. Tudo é “peta”. Farofa engana trouxa.

         Você meu caro tem o voto. Vote em quem promete trabalho, estrada, e bem-estar social.

         Voltarei ao assunto...

 

É jornalista – aposentado – escritor – Presidente Municipal do Partido dos Aposentados.

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro