Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo “O Palácio Jaguaribe”, por José Tibiriçá

2 Mai 2011 - 13h34Por

PALÁCIO JAGUARIBE

 

 

O nome Jaguaribe vem do tupi, segundo Silveira Bueno, vocábulo indígena que significa "no rio das onças", tupi yaguar: onça;  y: rio  e pe: em. O Rio Jaguaribe banha o estado do Ceará, nome também de um município no estado.  Ceará outro nome indígena (tupi), quer dizer “canto de jandaia”, frase que se encontra em “Iracema”, (lábios de mel) livro publicado em 1.865, de autoria de José de Alencar, escritor cearense.

Há cerca de duas semanas, recebi uma incumbência do professor Idenor Machado, atual Presidente da Câmara de Vereadores de Dourados para apresentar uma biografia sobre o Patrono do Palácio em que atuam os nossos nobres legisladores. Senti-me orgulhoso, afinal sou douradense, nascido no Distrito da Picadinha. Tamanha responsabilidade, afinal existem várias pessoas importantes na nossa história brasileira com o nome JAGUARIBE, político, advogado, diplomata, cientista político, general e membro de academia de letras, como Hélio Jaguaribe, atualmente ocupante da Cadeira no 11, eleito em 3 de março de 2005 na sucessão de Celso Furtado

Helio Jaguaribe de Mattos, academicamente conhecido como Helio Jaguaribe, nasceu no Rio de Janeiro, em 23 de abril de 1923, diplomou-se em Direito. Filho do eminente geógrafo e cartógrafo da Comissão Rondon, General. Francisco Jaguaribe de Mattos  e de Francelina Santos Jaguaribe de Mattos, nascida em Vila Nova de Gaia, Portugal, filha de um grande exportador de vinho do Porto.

Seu filho Roberto Jaguaribe é embaixador do Brasil no Reino Unido e Irlanda do Norte, desde o ano passado. É graduado em Engenharia de Sistemas pela PUC do Rio e está na carreira diplomática desde 1979.

O que nos chama atenção é a presença de pessoas ilustres brasileiras com nome indígena, que demonstra uma grande valoração aos nossos primeiros habitantes tupis-guaranis.

Consegui em fim descobrir qual JAGUARIBE era o Patrono da Casa de Leis de Dourados, graças a um trabalho realizado pelo jornalista Luiz Carlos Luciano em 2005, que me permitiu levantar sua biografia.      

DOMINGOS JOSÉ NOGUEIRA JAGUARIBE FILHO passou a ser o Patrono da Câmara de Vereadores de Dourados a partir de 22 de março de 1969, cuja Sessão que aprovou seu nome, aconteceu no dia 17 de Abril de 1968.

Nasceu em Aracati-CE, Aracaty (Tupi),  significa "Bons Ventos", no dia 02 de novembro de 1.848, filho do Visconde de Jaguaribe e  Dona Clodes Santiago de Alencar Jaguaribe. O Visconde Jaguaribe, pai de Jaguaribe Filho, era bacharel em direito, formado pela Academia de Olinda e em 1870, foi eleito senador pelo Ceará. Foi ministro da guerra em 1871, sendo condecorado com a medalha da Campanha do Paraguai.

Formou-se em Medicina no Rio de Janeiro em 1.874, aperfeiçoou-se em Paris, exerceu com brilho sua profissão em São Paulo. E teve duas filhas, Laura e Flora.

Sua tese de medicina era: "Aclimatamento das raças sob o ponto de vista da Colonização do Brasil". Escreveu os seguintes livros: Reflexões sobre a colonização no Brasil (1878); Questões sociais; Os herdeiros de Caramuru; Arte de formar homens de bem; Carta a Sua majestade o Imperador; Canalização do rio São Francisco para o Ceará; O Município e a República; propaganda em favor do Município; O veneno moderno; O Império dos Incas; Atlântide; O Brasil antigo, traduzido para o francês pela Societá dês Antiquités Americanes, mereceu medalha de ouro. Dedicava-se a pesquisar história junto com seus amigos Capistrano de Abreu e Benedito Calixto.

O Dr. Jaguaribe foi eleito deputado provincial pelo 8° Distrito de São Paulo, impediu a entrada de escravos com o imposto de dois contos de reis por cabeça e libertou os negros de sua fazenda.  Em 1888 foi eleito deputado geral pelo Ceará, na última legislatura imperial, sendo candidato da Confederação Abolicionista. Teve a honra de representar ao mesmo tempo as províncias do Ceará e de São Paulo. Foi médico, lavrador, político e escritor. Manifestou suas idéias democráticas no Congresso Agrícola de 1878 e se declarou republicano na Assembléia de 6 de junho de 1889, juntamente com Cesário Alvim, padre João Manuel e Tavares.  Em 1891 foi eleito deputado para o Congresso Constituinte do Estado de São Paulo. Renunciou, porém seu mandato em outubro do mesmo ano desgostoso por ver o seu projeto que criava a escola agrícola e de veterinária, de manifesta utilidade pública, rejeitada pela Câmara. Retirou-se da política em 1892.

Sugiro ao Senhor Presidente da Câmara de Vereadores de Dourados que sua foto seja colocada no Plenário com sua biografia. Antes da reforma da Câmara, existia na sua entrada uma lápide à esquerda com os dizeres: Palácio Jaguaribe e foi retirada e deve estar em algum lugar do prédio.

Dourados-MS, 02 de Maio de 2011.

José Tibiriçá Martins Ferreira, advogado

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS