Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo “ESPORTE E SAÚDE” de Antonio Néres

6 Jul 2004 - 08h08

ESPORTE É SAÚDE


*Antonio Néres

A atividade física, analisada sob um enfoque amplo, é considerada como sinônimo de vida saudável. Interpretada frente a aspectos específicos e criteriosos, por profissionais da área de saúde, o conceito pode ser bem outro. As fatalidades acometem inclusive atletas olímpicos em meio a competições de alto nível, como sabemos.

Ciclicamente, nossos governantes dão sinais de interesse e incentivos às práticas esportivas - especialmente quando os índices de popularidade estão em baixa ou se avizinha alguma eleição. Investem em campanhas publicitárias usando clichês bem chamativos, patrocinam eventos, distribuem uniformes e materiais esportivos em geral, entregam premiações e fazem alguns investimentos em espaços e equipamentos destinados aos esportes. Exames de saúde que comprovem a capacidade do suposto atleta para realizar esforços determinados, nem pensar. Na mesma esteira, professores de Educação Física e direções de estabelecimentos de ensino, na ânsia de demonstrarem superioridade - falsa - nos trabalhos por eles desenvolvidos junto aos alunos, movidos pela vaidade, por cobranças estapafúrdias ou quem sabe em virtude de motivos ainda menos louváveis, lançam crianças, em plena fase de desenvolvimento corporal, em competições que podem comprometer de forma irreversível a funcionalidade do organismo delas, embora seja imperceptível prematuramente o efeito nocivo causado pelo esforço demasiado.

Ser atleta não é uma simples questão de opção ou oportunidade como querem fazer crer alguns mais afoitos, mas, também, de aptidões diversas que precisam ser muito bem interpretadas previamente e posteriormente trabalhadas com critérios, empenho e muita seriedade, observando ainda aspectos climáticos e nutricionais indispensáveis, caso contrário não passa de mera aventura cujos resultados são imprevisíveis quando não desastrosos - pura irresponsabilidade, melhor definindo. Cabe assim ressaltar que, em casos específicos, bem identificados, o sedentarismo pode ser menos prejudicial que atividades físicas incompatíveis para determinados indivíduos. Igualmente, não se pode afirmar que os esportes afastam os jovens das drogas, pois, lamentavelmente, às vezes, ocorre o contrário, exemplos não faltam.

Temos excelentes faculdades de Educação Física, ótimos professores e infra-estrutura que não devemos nada a ninguém dos grandes centros. É preciso que haja um pouco mais de dedicação no sentido de esclarecer melhor, principalmente em alguns aspectos, que bem esclarecidos trariam benefícios efetivos para a própria atividade. Fora disso, é o mesmo que para eliminar o carrapato, matar o boi.

O autor é radialista e jornalista(néres@terrafm.com.br)

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS