Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo “Educação, Pais e Escola”, por Claudinei Costa

5 Nov 2009 - 18h05Por Claudinei Costa

Educação, Pais e Escola

 

Por Claudinei Costa *

 

 

Outro dia assistia a uma palestra, que destacava a implementação da defesa da permanência do aluno na escola e o combate às distorções das Leis do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e fiquei entusiasmado com a abordagem do palestrante sobre o assunto e o seu apoio as questões gerenciais de aprendizagem da prática pedagógica. Ainda tenho esperança de que as coisas voltarão aos seus devidos lugares: pais educando seus filhos e escola ensinando os alunos. É de fundamental importância ao combate a violência e a indisciplina nas escolas a correta aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente. Tem-se uma visão equivocada sobre o ECA, que garante direitos a criança e ao adolescente, mas cada direito automaticamente tem um dever.

 

O Promotor de Justiça Sergio Harfouche, mentor desta ação vem realizando palestras sobre o assunto nas escolas públicas com o objetivo de reverter este quadro. Em Ponta Porá (MS), com a implantação deste plano, houve redução dos casos de agressões e ameaças e a evasão escolar caiu 83%. É hora do apoio e engajamento de todos para que se obtenha êxito.

 

A violência na escola (SEJUSP)

 

Agressão verbal de aluno com o professor, 30%;

 

Agressão física entre alunos, 70%;

 

Ameaça de aluno ao professor, 30%;

 

Ameaça entre alunos, 70%;

 

Vandalismo, destruição do patrimônio público, 40%.

 

A situação é crítica e os números alarmantes. Se desejarmos mudar este quadro, a união entre pais, escola e poder público é necessária. Somente assim, cada um assumindo suas responsabilidades a violência nas escolas e até mesmo em casa terá fim.

 

 “É importante ressaltar que a violência escolar não vem desacompanhada de outros fatores. Não é algo que surge e termina dentro da sala de aula. É apenas uma das facetas dos variados tipos de violência que acercam o jovem diariamente: a violência familiar, social, estatal, verbal, física, comportamental, entre tantas outras. O aluno influenciado por tipos de violência em casa ou na rua é meio de transporte para que esta violência adentre as escolas.” Rafael Rocha, professor.

 

"A situação piorou na sociedade em geral, com ações de gangues e grupos armados e disputas entre traficantes que afetam diretamente a escola". Miriam Abramovay, socióloga.

 

 

 

O que a sociedade pensa

 

Os pais, de fato, devem conhecer seus filhos e suas rotinas, e têm o compromisso de procurar identificar quem são seus amigos e na companhia de quem estão quando saem. Ao chegarem em casa, eles devem privilegiar o convívio, escutar com interesse as experiências vividas pela criança e pelo adolescente, bem como estimulá-los a freqüentar a escola e a respeitar o próximo”. Miguel Granato Velascos, promotor de justiça de Goiás,

 

O conflito de autoridade é um dos grandes problemas de qualquer processo que envolva educação, criação e cuidado, mas não é a discordância em si a questão; o problema é um desautorizar o outro na frente da criança, pois essa atitude mostra aos filhos que as diferenças individuais do pai e da mãe sobrepõem-se à tarefa comum entre eles, que é a de lhe transmitir valores, algo que deve ser mais forte que as diferenças”. Christian Dunker, psicanalista.

 

Os pais são pontos de apoio e sustentação do ser humano, têm a preciosa tarefa de cuidar, guiar e transformar a criança imatura e inexperiente em um cidadão maduro, responsável, consciente de seus deveres e direitos”. Sonia das Graças Oliveira Silva, Empresária.

 

O que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente

 

O ECA garante a criança e ao adolescente direitos fundamentais inerentes à pessoa humana.

 

Ótimo. Quem tem direitos automaticamente tem deveres. Incluir crianças e adolescentes no mundo do Direito (como sujeitos de Direitos) os transforma em sujeitos de direitos e obrigações (deveres). Essa é a base do Estatuto, cujo art. 6º manda considerar 267 vezes (267 artigos) esses direitos e deveres. É um grave erro dizer que o Estatuto não trata de deveres. Trata, sim: 267 vezes. O que o ECA prioriza é transformar a criança e o adolescente em cidadão, o que implica em direitos e deveres.

 

 

A função dos pais

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
CASO DE ESTUPRO - FOTO: ILUSTRATIVA / MÍDIA MAXCASO DE ESTUPRO
Menina de 5 anos vai brincar na casa de vizinho e mãe descobre estupro em MS
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS