Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo "Dois Dedos de Prosa" de André do Paladino

28 Nov 2006 - 10h09

DOIS DEDOS DE PROSA

 

 

* André do Paladino

 

Acredito que a evolução é necessária no aperfeiçoamento das formas de vida, na medida em que isso favoreça as comunidades. E como em todo raciocínio humano estamos sujeitos a erros é preciso estar atento ao exercício dessas medidas para que não se tornem viciadas. Isso acontece em todas as variantes da atividade mundana, civil, militar e religiosa e não poderia faltar na política que rege essa tríade. Algumas revoltantes como o regime salarial que divide o País em castas; As aposentadorias (que são divididas entre os ricos – a pública – e os pobres – INSS -) que enaltecem Sultões e Marajás e espezinham esquálidos, decrépitos, miseráveis, que não possuem representatividade junto aos três poderes, e isso é histórico e vem dos tempos imemoriais, bíblicos e proféticos.

 

Assim sendo, quando surge no palco comunitário uma resolução impar e contumaz modificando a rotina, surpreende os atores na sua participação, além do espanto da ação nos bastidores e a platéia circunstante; cofiação no mênto nalguns, queda maxi-labial noutros, excitação mórbida em pequeno percentual, afrouxamento retal compactuada... e vida continua nua e crua.

 

Embora os percalços são uma meta traçada dentro de padrões que visam modificamento para trazer algo que se assemelhe dentro da prática filosófica do momento, e tem sentido explicativo: no esporte: em time que está ganhando não se mexe...

 

Ipsum factum est spe, e a esperança ressurge nos fatos que alteram as formas como o ato praticado pelos componentes da Câmara de Vereadores de Fátima do Sul, no fato de alterar o Regimento Interno, no que concerne a composição da Mesa Diretora. Essa alteração permite a reeleição da Presidência, vista que os demais membros, incluídos na diversificação partidária, permanecem ou substituem-se conforme sua diretriz maior.

 

Vislumbro nesse fato, a maioridade política por que passa a cidade, no momento, com a simbiose estabelecida, que, visa trazer benefícios à população no seu simplismo e afastando o corporativismo político genérico. Não pretendo ser o “dono da verdade”, mas, nas minhas despretensiosas andanças investigativas para formar opinião – onde modestamente – pesquiso a avaliação popular com acerto de noventa e cinco por cento, e isso é fato comprovado -, a recondução do atual presidente é aceita de forma racional e passiva pela população, com raras reações “sectárias”. E, isso nem o bom senso altera. No entanto, o povo que escuta discursos, projetos, requerimentos, moções, pronunciamentos, (e uma série de abobrinhas), e muitas vezes procura “o seu representante” – e por ele é rejeitado – tem no atual presidente da Edilidade um ombro amigo e um ouvinte fiel para o seu problema – pode até não ter solução momentânea por parte do culturaneo – mas terá uma palavra amiga, seja o interlocutor de qualquer facção política, amigo ou adversário.

 

Particularmente, considero um grande avanço na política interiorana o passo dado, e felicito a comunidade política local nesses dois dedos de prosa, esperando que a medida não se desvirtue e escoe pelo ralo.

 

 

* É jornalista e publicitário, aposentado, colunista, articulista, escritor e presidente do Partido dos Aposentados em Fátima do Sul.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos