Menu
SADER_FULL
quinta, 21 de outubro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Leia o artigo "Dois Dedos de Prosa" de André do Paladino

28 Nov 2006 - 10h09

DOIS DEDOS DE PROSA

 

 

* André do Paladino

 

Acredito que a evolução é necessária no aperfeiçoamento das formas de vida, na medida em que isso favoreça as comunidades. E como em todo raciocínio humano estamos sujeitos a erros é preciso estar atento ao exercício dessas medidas para que não se tornem viciadas. Isso acontece em todas as variantes da atividade mundana, civil, militar e religiosa e não poderia faltar na política que rege essa tríade. Algumas revoltantes como o regime salarial que divide o País em castas; As aposentadorias (que são divididas entre os ricos – a pública – e os pobres – INSS -) que enaltecem Sultões e Marajás e espezinham esquálidos, decrépitos, miseráveis, que não possuem representatividade junto aos três poderes, e isso é histórico e vem dos tempos imemoriais, bíblicos e proféticos.

 

Assim sendo, quando surge no palco comunitário uma resolução impar e contumaz modificando a rotina, surpreende os atores na sua participação, além do espanto da ação nos bastidores e a platéia circunstante; cofiação no mênto nalguns, queda maxi-labial noutros, excitação mórbida em pequeno percentual, afrouxamento retal compactuada... e vida continua nua e crua.

 

Embora os percalços são uma meta traçada dentro de padrões que visam modificamento para trazer algo que se assemelhe dentro da prática filosófica do momento, e tem sentido explicativo: no esporte: em time que está ganhando não se mexe...

 

Ipsum factum est spe, e a esperança ressurge nos fatos que alteram as formas como o ato praticado pelos componentes da Câmara de Vereadores de Fátima do Sul, no fato de alterar o Regimento Interno, no que concerne a composição da Mesa Diretora. Essa alteração permite a reeleição da Presidência, vista que os demais membros, incluídos na diversificação partidária, permanecem ou substituem-se conforme sua diretriz maior.

 

Vislumbro nesse fato, a maioridade política por que passa a cidade, no momento, com a simbiose estabelecida, que, visa trazer benefícios à população no seu simplismo e afastando o corporativismo político genérico. Não pretendo ser o “dono da verdade”, mas, nas minhas despretensiosas andanças investigativas para formar opinião – onde modestamente – pesquiso a avaliação popular com acerto de noventa e cinco por cento, e isso é fato comprovado -, a recondução do atual presidente é aceita de forma racional e passiva pela população, com raras reações “sectárias”. E, isso nem o bom senso altera. No entanto, o povo que escuta discursos, projetos, requerimentos, moções, pronunciamentos, (e uma série de abobrinhas), e muitas vezes procura “o seu representante” – e por ele é rejeitado – tem no atual presidente da Edilidade um ombro amigo e um ouvinte fiel para o seu problema – pode até não ter solução momentânea por parte do culturaneo – mas terá uma palavra amiga, seja o interlocutor de qualquer facção política, amigo ou adversário.

 

Particularmente, considero um grande avanço na política interiorana o passo dado, e felicito a comunidade política local nesses dois dedos de prosa, esperando que a medida não se desvirtue e escoe pelo ralo.

 

 

* É jornalista e publicitário, aposentado, colunista, articulista, escritor e presidente do Partido dos Aposentados em Fátima do Sul.

Leia Também

VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro
AUXILIO EMERGENCIAL
Presidente está de acordo a prorrogação do auxílio emergencial
TRAGICO ACIDENTE
Menino de 9 anos morre enforcado com corda de balanço