Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 22 de janeiro de 2021
Busca
Brasil

Leia o artigo "DILMA E SEU VESTIDO BRANCO" por José Tibiriça Martins

5 Jan 2011 - 18h10Por

 

Quando o Partido dos Trabalhadores elegeu o seu primeiro presidente, tendo tomado posse em 2003, o vermelho marcou presença em sua posse. O tempo foi passando e a estrela vermelha foi tomando outras cores, pois para governabilidade, iniciou-se uma coalizão com outros partidos para poder implantar alguns programas de campanha. A partir do dia 01/01/2011 iniciou-se um novo ciclo na política brasileira, onde a presidente tem que trabalhar sob outra ótica, afinal tem como parceira além do PMDB, com seu vice-presidente Michel Temer, outros partidos, inclusive o PP de Paulo Salim Maluf que completará 80 anos em 03 de setembro do corrente.

 

O partido dos trabalhadores em nosso estado, começou com a cor vermelha na eleição de José Orcírio Miranda dos Santos, cujas raízes de sua família era a Arena. Com a maior dos sindicalistas iniciou a carreira  política no PT  e a partir daí começou a desbotar. Para ser eleito deputado atacou sempre a classe produtora, não gostava do boi, mas gostava de comer sua carne, regada a uísque com aqueles que sempre combateu, sendo hoje um produtor rural. Para governar teve que aderir aos demais, afinal não pôde mudar o status quo vigente e gostou tanto que para ser reeleger teve o seu apoio.

 

Em Dourados o partido chegou ao poder ainda com a cor vermelha tendo como vice um candidato do PPS, partido que surgiu do PCB de Júlio Carlos Prestes, mas que no segundo mandato tomou outra cor quando se aliou ao PR, cujo presidente e deputado eterno também pertenceu à Arena, tendo como candidato a vice-prefeito um representante do PR.

 

Depois do temporal que o PR assolou nossa cidade junto com a família uragano, teremos uma outra eleição em 06 de fevereiro, onde o candidato Murilo está sendo apoiado por praticamente todas as cores, inclusive do PT, onde alguns tradicionalistas ainda querem ser maragatos. Os maragatos eram identificados pelo uso de um lenço vermelho no pescoço, ao contrario dos chimangos que adotaram o lenço branco, sendo adotado depois pelo Partido Republicano Liberal-RS. Então eu diria que em nossa cidade está havendo um início de uma peleia entre os maragatos petistas contra os chimangos petistas, após a indicação da chimanga douradense Dinaci, após a adesão aos democratas e outros partidos.

 

A aliança do candidato Murilo é de centro, sem esquerda e direita, papel executado outrora pelo PSD, sob a influência de Getúlio Dorneles Vargas quando comandava o PTB e tinha o PSD como aliado moderador. Por serem tão aliados que o PTB absorveu o PSD, hoje existindo apenas o PTB, por exigência do sistema na época.

 

A maneira como a presidente se apresentou no dia da posse com o seu lindo vestido branco, demonstra que ela está olhando para frente, pois uma nova etapa está surgindo. Ela iniciou na política na escola trabalhista, foi uma das fundadoras do PDT no Rio Grande do Sul, onde se formou em economia, participou ativamente de diversas campanhas eleitorais e pelas mãos de Olívio Dutra, se filiou ao Partido dos Trabalhadores em  2001.

 

Com as cores brancas de seu vestido deu um ar de feminilidade, de delicadeza, mostrou que quer paz e isso é muito bom, afinal nosso país tem que continuar a crescer e no governo Lula a economia foi bem, porque deu continuidade aos planos de FHC, sendo convidado o deputado federal por Goiás, Henrique de Campos Meirelles, naquela época o candidato do PSDB mais votado do Estado. Apesar dos contras, foi para o Banco Central, teve o status de ministro, ficou por oito anos. Atualmente é filiado ao PMDB, sendo o homem que também ajudou a colocar o Brasil nos trilhos.

 

Dourados-MS, 05 de janeiro de 2011.

 

 

José Tibiriçá Martins Ferreira, advogado e produtor rural no Distrito de Picadinha.

Deixe seu Comentário

Leia Também

GANGUE DO TIJOLO
Menores entre 13 e 17 anos formam bando e fazem 'arrastão'; veja vídeo
LUZ DO DIA
Empresário é executado com três tiros dentro de carro
SELFIE DA MORTE
Professora tenta tirar selfie e morre afogada ao cair no mar
tratamento precoce prefeito curitiba 100 TRATAMENTO
"Estão no Cemitério", diz prefeito de Curitiba sobre pessoas que usaram tratamento precoce Covid-19
A CASA CAIU
Mulher invade casa e flagra namorado fazendo sexo com outra; veja vídeo
LINHA DE FRENTE
'Ele lutou até o final', diz irmã de médico de 28 anos, após quase um mês morreu de Covid-19
SEU BOLSO
Litro da gasolina sobe R$ 0,15 nas refinarias da Petrobras
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Na calada da noite, namorado da avó estupra criança de 12 anos e é espancado por vizinhos
CONCURSO PÚBLICO
Concurso da Aeronáutica somam com as 21 mil vagas em outros concursos que a semana oferece
DEU RUIM
Jovem é atingido por raio enquanto usava celular no banheiro