Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo "DILMA E SEU VESTIDO BRANCO" por José Tibiriça Martins

5 Jan 2011 - 18h10Por

 

Quando o Partido dos Trabalhadores elegeu o seu primeiro presidente, tendo tomado posse em 2003, o vermelho marcou presença em sua posse. O tempo foi passando e a estrela vermelha foi tomando outras cores, pois para governabilidade, iniciou-se uma coalizão com outros partidos para poder implantar alguns programas de campanha. A partir do dia 01/01/2011 iniciou-se um novo ciclo na política brasileira, onde a presidente tem que trabalhar sob outra ótica, afinal tem como parceira além do PMDB, com seu vice-presidente Michel Temer, outros partidos, inclusive o PP de Paulo Salim Maluf que completará 80 anos em 03 de setembro do corrente.

 

O partido dos trabalhadores em nosso estado, começou com a cor vermelha na eleição de José Orcírio Miranda dos Santos, cujas raízes de sua família era a Arena. Com a maior dos sindicalistas iniciou a carreira  política no PT  e a partir daí começou a desbotar. Para ser eleito deputado atacou sempre a classe produtora, não gostava do boi, mas gostava de comer sua carne, regada a uísque com aqueles que sempre combateu, sendo hoje um produtor rural. Para governar teve que aderir aos demais, afinal não pôde mudar o status quo vigente e gostou tanto que para ser reeleger teve o seu apoio.

 

Em Dourados o partido chegou ao poder ainda com a cor vermelha tendo como vice um candidato do PPS, partido que surgiu do PCB de Júlio Carlos Prestes, mas que no segundo mandato tomou outra cor quando se aliou ao PR, cujo presidente e deputado eterno também pertenceu à Arena, tendo como candidato a vice-prefeito um representante do PR.

 

Depois do temporal que o PR assolou nossa cidade junto com a família uragano, teremos uma outra eleição em 06 de fevereiro, onde o candidato Murilo está sendo apoiado por praticamente todas as cores, inclusive do PT, onde alguns tradicionalistas ainda querem ser maragatos. Os maragatos eram identificados pelo uso de um lenço vermelho no pescoço, ao contrario dos chimangos que adotaram o lenço branco, sendo adotado depois pelo Partido Republicano Liberal-RS. Então eu diria que em nossa cidade está havendo um início de uma peleia entre os maragatos petistas contra os chimangos petistas, após a indicação da chimanga douradense Dinaci, após a adesão aos democratas e outros partidos.

 

A aliança do candidato Murilo é de centro, sem esquerda e direita, papel executado outrora pelo PSD, sob a influência de Getúlio Dorneles Vargas quando comandava o PTB e tinha o PSD como aliado moderador. Por serem tão aliados que o PTB absorveu o PSD, hoje existindo apenas o PTB, por exigência do sistema na época.

 

A maneira como a presidente se apresentou no dia da posse com o seu lindo vestido branco, demonstra que ela está olhando para frente, pois uma nova etapa está surgindo. Ela iniciou na política na escola trabalhista, foi uma das fundadoras do PDT no Rio Grande do Sul, onde se formou em economia, participou ativamente de diversas campanhas eleitorais e pelas mãos de Olívio Dutra, se filiou ao Partido dos Trabalhadores em  2001.

 

Com as cores brancas de seu vestido deu um ar de feminilidade, de delicadeza, mostrou que quer paz e isso é muito bom, afinal nosso país tem que continuar a crescer e no governo Lula a economia foi bem, porque deu continuidade aos planos de FHC, sendo convidado o deputado federal por Goiás, Henrique de Campos Meirelles, naquela época o candidato do PSDB mais votado do Estado. Apesar dos contras, foi para o Banco Central, teve o status de ministro, ficou por oito anos. Atualmente é filiado ao PMDB, sendo o homem que também ajudou a colocar o Brasil nos trilhos.

 

Dourados-MS, 05 de janeiro de 2011.

 

 

José Tibiriçá Martins Ferreira, advogado e produtor rural no Distrito de Picadinha.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS