Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Leia o artigo “De Excessos e Carências”, por Bruno Peron Loureiro

28 Dez 2009 - 18h15Por Bruno Peron Loureiro

DE EXCESSOS E CARÊNCIAS

 

 

Bruno Peron Loureiro

 

 

Não pude conter a emoção enquanto lia virtualmente uma nota de um jornal jamaicano.

 

Ela estampava que, no Sudão, nada menos que 2.000 pessoas morreram e 250.000 tiveram que abandonar suas casas devido à violência somente este ano de 2009. O país sofre de uma grave crise humanitária. O mundo sensibiliza-se quando a vítima é notória. No 11 de setembro de 2001, foi assim. Por que quase não se fala do genocídio que toma lugar no Sudão?

 

 

Atravessado pelo caudaloso rio Nilo, que noutros tempos proveu civilizações pomposas, o Sudão completa o mapa da pobreza na África. Não obstante a função de berço da humanidade que se lhe atribui a este continente, os indicadores mais tristes de desenvolvimento no mundo residem nas margens banhadas pelo Nilo. Entre outras mazelas, a região hospeda o analfabetismo, a desnutrição e a seca.

 

 

Toda brisa que sopra de ultramar rebate no excesso de problemas que cultivamos por aqui na América Latina. Porção de terra de uma imitação descomedida. Enquanto isso, a cara-metade que um dia nos conectou na Pangéia sofre conflitos étnicos, disputas territoriais e desrespeitos ao semelhante. Vozes opacas só se referem aos piratas da Somália e outras ameaças ao maldito livre mercado.

 

 

Já não podemos aceitar visões tão encobertas e interesseiras.

 

 

Pensar na harmonia mundial não é só bandeira para a realização de conferências sobre mudanças climáticas. Queremos saber o que está acontecendo no Sudão, por que tantos morrem ou fogem anualmente, quem pode fazer a diferença para um plano de assistência humanitária neste país e que destino têm milhões de crianças que se entregam involuntariamente aos urubus.

 

 

O Sudão não possui um único conflito. Ao menos dois despertam a atenção: um deles é a guerra civil entre o norte e o sul do país que durou mais de vinte anos e reaparece na busca de independência do sul, que votará por ela no início de 2011; o outro é o conflito étnico-cultural que se iniciou oficialmente em fevereiro de 2003 na região de Darfur, oeste do Sudão, e espalha a violência.

 

 

A região tem atraído grupos pacifistas e defensores dos direitos humanos. Houve uma missão de paz organizada pelas Nações Unidas, porém o procedimento de repartição política do continente africano rendeu divisões e rixas incrontroláveis. No mesmo espaço geográfico pertencente ao Sudão, cercaram-se grupos rivais dispostos a promover o massacre para alcançar seus objetivos.

 

 

À guisa de recapitulação, a nota que li sobre o Sudão na imprensa caribenha me fez recordar a persistência do problema. Tão grave e tão ignorado. No Brasil, as enchentes trazem infortúnios e perdas; alhures, milhares morrem de falta de água. De excessos e carências, temos história para contar.

 

 

Ursos polares encurralam-se em geleiras, enquanto corpos depositam-se em valas no Sudão. Notas periodísticas sobre fatos de outros países induzem-nos a uma leitura idílica da desgraça. Quando não a um passar de olhos apressado. Por que nos preocuparia este acontecimento? Ainda mais sobre o Sudão: país pobre ao qual muitos duvidam que haja solução.

 

 

A Terra, porém, obedece a um ciclo de rotação. Copenhague lotou em dezembro. É bom lembrar.

 

 

Bruno Peron Loureiro é mestre em Estudos Latino-americanos .

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
DESPEDIDA
Com prefeitura lamentando, morte de empresário deixa cidade de MS mais triste
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro